A Prática do Componente Curricular “Literatura Brasileira” foi apresentada pelos estudantes de Letras da Unijales aos alunos da 2ª série do Ensino Médio da EE Dr. Euphly Jalles, tendo tomo tema o romantismo, abordando a Poesia Romântica Brasileira e a contextualização histórica das diferentes gerações.

A jovem plateia presente na Sala de Cinema da escola foi interativa e atenciosa com as apresentações, acompanhadas pelas professoras Roseli Cândida da Silva, Dalva Fátima Martins e Rosemeire Batista Vale.

Segundo o Parecer CNE/CP nº 28/2001, a prática como componente curricular é, pois, uma prática que produz algo no âmbito do ensino. Sendo a prática um trabalho consciente (…) de apoio do processo formativo, a fim de dar conta dos múltiplos modos de ser da atividade acadêmico-científica. Assim, ela deve ser planejada desde a elaboração do projeto pedagógico e seu acontecer deve se dar desde o início da duração do processo formativo e se estender ao longo de todo o seu percurso. Em articulação com o estágio supervisionado e com as atividades de trabalho acadêmico, ela concorre conjuntamente para a formação da identidade do professor como educador.

Esta correlação teoria e prática é um movimento contínuo entre saber e fazer na busca de significados na gestão, administração e resolução de situações próprias do ambiente da educação escolar. Para que tal proposição aconteça faz-se necessário uma prática pedagógica crítico-reflexivo, onde os saberes transitem por todas as áreas do conhecimento. E claro, esta Prática deve, efetivamente, ocorrer na escola.

A apresentação dos alunos do Unijales foi feita na Sala de Cinema da escola
O trabalho foi realizado sobre o contexto histórico literário do Romantismo no Brasil

Comments are closed.