Nos dias 27 e 28 de julho, foi realizado em Votuporanga o 8º Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista – CIENP. Com apresentações culturais e workshops, o evento destacou um trabalho desenvolvido pelas pesquisadoras e alunas orientandas de Iniciação Científica do curso de Pedagogia do UNIJALES, a Profa. Dra. Adriana Juliano Mendes de Campos, orientadora da pesquisa, e a Profa. Me. Ana Caroline Soncin da Silva, coorientadora do Projeto das alunas Maria Eduarda Cardoso de Souza e Sabrina Fabri, que em 2023 passaram a pertencer ao Grupo de Pesquisa “Mediação e Linguagem”, cuja líder do Diretório do CNPQ é a Profa. Dra. Adriana Campos. O grupo apresentou por meio de um workshop denominado “Criando Podcasts a Partir dos Contos Clássicos Infantis”, uma nova forma de trabalhar os contos presentes desde os primeiros anos da educação básica, sob a perspectiva da tecnologia e ferramentas disponíveis para tais criações de conteúdo.
O quarteto dialogou com os participantes, a partir das “Cinco Macrocompetências e as 17 Competências Socioemocionais”, compiladas pelo Instituto Ayrton Senna, divididas em Autogestão, ramificando para determinação, organização, foco, persistência e responsabilidade, engajamento com os outros, baseando-se na iniciativa social, assertividade e entusiasmo, amabilidade, com empatia, respeito e confiança, resiliência emocional, para a tolerância ao estresse, autoconfiança e tolerância à frustração e por fim a abertura ao novo, visando a curiosidade para aprender, imaginação criativa e interesse artístico.
Reunindo grande público, o CIENP proporcionou espaço para que houvesse a troca de conhecimentos e saberes necessários para os profissionais da Educação regional como secretários municipais, gestores, coordenadores e docentes da educação básica e ensino infantil. O evento reuniu palestrantes de renome internacional bem como equipes responsáveis pelas oficinas práticas de aplicação de metodologias inovadoras. O UNIJALES se fez presente marcando a competência e abertura às investigações em ensino por parte de seus profissionais e acadêmicos.