Estudantes matriculados na terceira série dos diferentes formatos de Ensino Médio das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS) e de outras redes estaduais e municipais de São Paulo já podem indicar as opções de cursos superiores aos quais pretendem concorrer por meio do Provão Paulista Seriado.
Os exames serão aplicados automaticamente para todos os alunos, mas o registro de opções deve ser feito até 8 de dezembro pelo Portal de Escolha de Vagas, disponível no endereço: provaopaulistaseriado.vunesp.com.br.
Lançado neste ano pelo Governo de São Paulo, o Provão Paulista Seriado substituirá o modelo adotado pelo Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp).
O exame permitirá o acesso direto de estudantes de Ensino Médio da rede pública ao Ensino Superior das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs), da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).
Ao todo, está prevista a disponibilização de mais de 15 mil vagas para 2024, com ingresso dividido entre o primeiro e o segundo semestre.
No primeiro dia de prova, serão aplicados os exames de linguagens e ciências da natureza. No segundo dia, serão avaliadas as áreas de matemática, ciências humanas e sociais.
As provas serão aplicadas na própria unidade onde os alunos estudam. Mesmo quem frequenta as aulas em período diferente deverá comparecer no horário determinado. Jovens que trabalham podem pedir na secretaria da escola a comprovação da participação nas provas.
Os estudantes matriculados nas primeiras séries do Ensino Médio devem obrigatoriamente participar da avaliação deste ano, uma vez que a nota desta primeira edição será considerada quando ele estiver na terceira série.

Comments are closed.