Mais uma turma, desta vez de 61 alunos da E.M. Profª. Maria Olympia Braga Sobrinho junto com a Polícia Militar, participou em 7 de dezembro, quarta-feira, da cerimônia de formatura do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência.
Os certificados foram entregues pela equipe gestora da escola, comandada pela diretora Eliana Magri de Souza, e pela policial militar instrutora do programa, Leidi Marino Aguiar. Durante a cerimônia foram premiados com medalhas os dois alunos que apresentaram a melhor redação falando sobre o programa. “Todos os textos ficaram lindos e nos deixaram muito felizes, mas os alunos premiados nesta noite foram Arthur Silva Nozaki, do 5º ano A e Lavínia Tiemy Livoratti Shimatori, do 5º ano B”, afirmou a coordenadora da escola, Juliana Conde.
O Proerd é uma iniciativa da Polícia Militar, em parceria com a administração municipal, e tem como objetivo conscientizar crianças e jovens sobre a importância de manter-se longe das drogas e da violência. O programa foi criado pela professora Rutty Hellen em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1983, tendo como base o Dare (Drug Abuse Resistance Education). No Brasil ele foi instaurado em 1992 por meio da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e desde 2002 encontra-se em todos os estados brasileiros.
Durante o evento os alunos fizeram apresentações culturais com música, dança e teatro sobre o tema. Também foi feito o juramento do programa, comandado pelas alunas Heloisa Souza Penha e Laura Dourado Vilera, com auxílio da instrutora Leidi.
A diretora Eliana Magri de Souza agradeceu a Polícia Militar que levou conhecimento e conscientização sobre o perigo no envolvimento com as drogas aos alunos. “Foram meses de grande aprendizado e nós não poderíamos estar mais satisfeitos”, afirmou.