Tendo como objetivo incentivar a formação de novos pesquisadores, o Unijales realizou o 6º Fórum de Iniciação Científica na noite do dia 2 de junho, sexta-feira quando 13 trabalhos foram aprovados e apresentados pelos alunos.
A abertura, realizada no Teatro Municipal de Jales, foi feita pelo diretor de Pesquisa e Extensão, Prof. Dr. Silvio Luiz Lofego, que citou um pouco do trajeto de um dos maiores exemplos do poder de transformação da pesquisa que o Unijales possui: o do professor Jémerson Quirino, que encontrou sua vocação ao adentrar pelos portões do ensino superior e partir para o lado da pesquisa. Hoje, Quirino já está em seu pós-doutorado.
O grupo vocal do Centro Universitário também fez sua primeira apresentação na ocasião, entoando “Epitáfio”, da banda Titãs. Os projetos foram expostos na entrada do Centro Cultural e em seguida, todos se direcionaram ao palco do teatro para expor seus temas.
A edição contou com a presença de Diogo da Silva Roiz, professor associado na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) nos cursos de Pedagogia e de Ciências Sociais e do programa de pós-graduação em Educação, com titulação de pós-doutor pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Diogo falou sobre sua trajetória na vida acadêmica, os impactos dos pré-julgamentos utilizados nas décadas de 1980 e 1990 dentro e fora da escola e como estereótipos inverossímeis e superficiais se transformam em verdades aos olhos de quem convive com a criança. O palestrante falou como lidou e transformou tais percepções errôneas, as revertendo em ganho no seu aprendizado, levando-o à titulação que possui.
O reitor, Oswaldo Soler Junior, congratulou os alunos contemplados e parabenizou o professor Silvio e demais docentes presentes pelo excelente trabalho feito com os discentes.