Uma visita especial marcou o fim de agosto no Centro Universitário de Jales. Michiko Matsuchita Murakava, aluna da primeira turma da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jales (Faficle), visitou a instituição décadas depois de sua formação.
Aos 83 anos, a ex-aluna, que atualmente mora em Campinas (SP), veio acompanhada de sua filha, Marcia Handa, e se emocionou ao ser recepcionada pelo reitor do UNIJALES, Oswaldo Soler Junior, com quem caminhou pelos corredores do prédio, relembrando a sua trajetória.
O vínculo da professora com o UNIJALES começou antes mesmo dela prestar vestibular, em 12 de abril de 1970. Michiko foi aluna da Escola Técnica de Comércio de Jales, que tinha como diretor o fundador do Centro Universitário. Lá, recebeu seu histórico escolar do curso Colegial de Formação de Professores Primários por meio do Instituto de Educação “D.ª Leonor Mendes de Barros”, também com assinatura de Oswaldo.
Michiko relembrou a empolgação de quando soube que a cidade teria uma faculdade. “Pensei: agora posso estudar”, afirmou. A docente usou uma pequena folha de papel para escrever um breve agradecimento aos pais do reitor, fundadores do centro, pela oportunidade de cursar a Faficle. “Sinto imensa gratidão aos seus pais, pois meu maior sonho era ter um diploma de faculdade e ter uma profissão.”
Ao fim da visita, Michiko revelou uma surpresa: ela pretende escrever um livro e dedicar aos fundadores do UNIJALES.
Oswaldo Soler Junior agradeceu as palavras e celebrou o fato de o Centro Universitário de Jales, desde sua abertura, dar novos rumos às carreiras de tantos moradores de Jales e região, que também fizeram a diferença lecionando para inúmeros brasileiros. Para encerrar a visita, ele frisou que o UNIJALES sempre estará de portas abertas a quem quiser visitá-lo.