A Secretaria Municipal de Educação divulgou o que considera como excelente resultado no desempenho do ensino e aprendizagem, demonstrado pelo IDESP (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo), que alcançou a nota 6,03 relativa à prova aplicada em 2022.
O IDESP é o instrumento utilizado para avaliar a qualidade das escolas estaduais paulistas, quanto ao desenvolvimento escolar, sendo um indicador de qualidade das séries iniciais (1º ao 5º) e finais (6º ao 9º) do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
Conveniado às redes municipais, utiliza-se de indicativos como desempenho dos alunos no exame do SARESP (Sistema de Avaliação do Sistema Escolar do Estado de São Paulo) e também o fluxo escolar em cada ciclo.
O resultado divulgado é referente ao SARESP aplicado no ano de 2022 (prova que avaliou os alunos quanto às disciplinas de Português, Matemática e Ciências da Natureza).
METAS
O IDESP tem o papel de dialogar com a escola, norteando as metas anuais para o regimento da educação e fornecendo um diagnóstico de sua qualidade, indicando os pontos em que precisa melhorar e sinalizando sua evolução ano a ano por meio de projeção de metas.
A secretária municipal de Educação, Profa. Dra. Adriana Campos, agradece os esforços diários, competência e dedicação de toda a rede municipal, pelo resultado obtido neste primeiro ano pós-pandemia e parabeniza diretoras, coordenadoras, supervisoras, equipe pedagógica, professores, servidores pais e alunos pelo excelente resultado, que faz de Jales referência quando o assunto é Educação.
O prefeito Luis Henrique Moreira disse que os bons resultados observados no IDESP (avaliação estadual), assim como no IDEB (avaliação federal), são sinônimos de que a educação pública municipal está no caminho certo, garantindo aos alunos o ensino/aprendizagem a que todas as crianças têm direito. “Vamos continuar com as ações junto às escolas, para que nos próximos anos possamos elevar o índice proposto. É a educação de Jales mais uma vez se sobressaindo e nos enchendo de orgulho. Parabéns a todos”, destacou.