Giana Rodrigues
Representantes do setor de Educação de Jales participaram do 9º. Cienp – Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista, que aconteceu em Votuporanga nos dias 25 e 26 de julho.
Reunindo mais de 2 mil professores em palestras e atividades, o evento discorreu sobre o tema “Influência leitora: um marco na educação brasileira”, abordando aspectos pós pandemia e o processo de alfabetização brasileiro.
Ao todo foram 25 profissionais de Jales liderados pela secretária municipal de Educação, Adriana Juliano Mendes de Campos, cinco técnicos da Secretaria, uma assistente social, uma psicóloga e coordenadores que atuam nas escolas municipais.
PALESTRAS
A extensa programação apresentou cinco palestras e diversas atividades. “A contribuição das palestras e oficinas foi muito grande em termos de planejamento e execução das tarefas de gestão e dos professores em sala de aula”, informou Adriana Campos em entrevista ao Jornal de Jales.
A profa. Dra. Maria Inês Fini, que possui vasto currículo, é especialista em avaliação e consultora do Ministério da Educação, foi consultora do Enem e falou sobre parâmetros de leitura, como avaliar a leitura e a capacidade plena do aluno de atingir a fluência leitora e o domínio da escrita.
Clóvis de Barros Filho, filósofo e um dos mais requisitados palestrantes do Brasil, trouxe em sua apresentação uma reflexão sobre a vida e o ato de ensinar: “o papel da escola e os desafios que os professores enfrentam para incentivar os alunos a buscar a sua realização e superação, e a exigência de um padrão de desempenho alto que cada escola e cada sala de aula devem ter”, contou a secretária.
De forma geral a contribuição do Congresso foi um marco para a região: “arte, educação inclusiva, palestras sobre educação anti-racista e esses conteúdos que hoje estão circulando no currículo auxiliam muito no cumprimento da legislação brasileira atual que interfere nos padrões de ensino”, completou.
PANORAMA
Segundo dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, de 2019, existem cerca de 100 milhões de leitores no Brasil, ou seja, 52% da população. A análise também indica que a falta de domínio da habilidade de leitura é um dos principais desafios para a formação de leitores.
No país cerca de 60% dos brasileiros não possui hábito de leitura, segundo pesquisa da Associação Nacional de Livrarias, que aponta ainda que a cada três dias uma livraria encerra suas atividades no Brasil. Segundo o levantamento, 30% das lojas foram fechadas nos últimos dez anos. O país que já teve mais de 3 mil livrarias, hoje tem aproximadamente 2.220.