Em entrevista exclusiva para a equipe do J.J., Geraldo Niza (Dirigente Regional de Ensino), informou que 10.352 alunos em 33 escolas estaduais, abrangendo 25 municípios voltaram às aulas para o 2° semestre desde o dia 29 de julho.
O professor Geraldo disse que: “há várias novidades entre elas as aulas de Robótica e, neste semestre, aprenderão conceitos de eletrônica básica e prototipagem”. E também destacou as que já aconteceram: “a instituição da OMASP – Olimpíada de Matemática do Estado de São Paulo ocorreu no primeiro semestre, culminando com três eventos de premiação para 551 alunos com entrega de medalhas no Teatro Municipal de Jales. Todos os detalhes estão a seguir. (J.B.)
J.J. – A partir de que dia começaram as aulas para o segundo semestre?
Geraldo Niza – Conforme calendário escolar de 2024, os alunos da rede pública estadual retornaram às aulas no dia 29 de julho de 2024.
J.J. – Qual o número de estudantes matriculados na Diretoria de Ensino Região de Jales? Quantas escolas?
Geraldo Niza – São 10.352 alunos em 33 escolas estaduais, abrangendo 25 municípios.
J.J. – Quais atividades com foco na aprendizagem de alunos estão sendo programadas para esse período?
Geraldo Niza – Para a primeira semana de aulas foram planejadas atividades de recuperação para os alunos que apresentaram baixo desempenho nos dois primeiros bimestres do ano e atividades de aprofundamento aos alunos com desempenho satisfatório. Para o semestre o foco é o desenvolvimento do currículo com qualidade e recuperação e recomposição de aprendizagem.
J.J. – Há novidades para o 2° semestre?
Geraldo Niza – Algumas alterações foram implementadas nas plataformas com as quais os alunos já trabalhavam, visando torná-las mais intuitivas e aumentar a autonomia dos alunos. Além disso neste 2º semestre, teremos a introdução de novas plataformas, que ajudarão a consolidar o hábito de estudo nos nossos alunos.
Os alunos têm as seguintes plataformas educacionais: tarefas – onde os alunos têm meta para resolverem 10 tarefas semanais; Kan Academy – os alunos precisam resolver 4 atividades semanais; Matific – os alunos têm a meta de resolver 2 atividades semanais; Redação – os alunos têm a meta de redigir uma redação por mês; LeiaSP- os alunos têm a meta de leitura de um livro por bimestre; plataforma educacional Alura: a maior escola online de tecnologia do Brasil, em que os alunos deverão entregar um projeto de programação por mês. É importante ressaltar que, durante as aulas de Tecnologia e Inovação, os alunos dos 8º e 9º anos das escolas PEIs de 9 horas também têm aulas de Robótica e, neste semestre, aprenderão conceitos de eletrônica básica e prototipagem.
E a Plataforma de “Leitura Elefante Letrado” que é uma tecnologia educacional que tem por objetivos favorecer a formação do hábito da leitura e promover o desenvolvimento da compreensão leitora de crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: 1° ao 5° ano.
Elefante Letrado é uma plataforma digital de leitura que disponibiliza um acervo literário e oferece estratégias que criam e desenvolvem o hábito de leitura nas crianças, impactando positivamente no seu amplo desenvolvimento.
A meta estipulada aos estudantes de Anos Iniciais, é que possam acessar e realizar a leitura de livros pelo menos 20 minutos na semana.
Algumas novidades desses anos foram a instituição da OMASP – Olimpíada de Matemática do Estado de São Paulo que ocorreu no primeiro semestre, culminando com três eventos de premiação para 551 alunos com entrega de medalhas no Teatro Municipal de Jales.
Agora, no segundo semestre, teremos a primeira REDASP – Olimpíada de Redação do Estado de São Paulo, que busca melhorar as habilidades dos nossos alunos e encontrar jovens talentos da escrita, com temas contemporâneos e atuais, teremos ainda a premiação de 5% dos melhores alunos de cada município com medalhas.
Também teremos a seleção dos alunos do programa “Prontos Pro Mundo” que foram selecionados previamente entre os melhores desempenho no SARESP de 2023 que tiveram a possibilidade de realizar um curso de Inglês e os 1000 alunos de melhor desempenho nesse curso irão para um intercâmbio internacional de seis meses em diversos países.
Para 2024 novamente os alunos serão selecionados primeiramente entre os alunos dos 9º anos do ensino fundamental na prova do Saresp. Também teremos a segunda edição do “Provão Paulista” seriado para os alunos do Ensino Médio da rede pública, com acesso a todos os cursos nas universidades públicas do estado de São Paulo. É de fundamental importância a preparação dos alunos para essa prova, por isso a Seduc disponibilizou uma plataforma educacional para essa preparação chamada “MeSalva”, com simulados, videoaulas e textos de apoio emocional.