A EMEI Jardim Arapuã (Escola Municipal de Educação Infantil de Jales), vem inovando sua prática pedagógica no atendimento de crianças de 0 a 3 anos. Após conhecer a abordagem italiana da cidade de Réggio Emilia apresentada pelo pedagogo Loris Malaguzzi, e os estudos iniciado pela médica austríaca Emmy Pikler, realizado no final da segunda Guerra mundial, em 2017 os servidores juntamente com a vice-diretora Irlâine, iniciaram um estudo sistemático sobre abordagem de educação considerada a melhor para o desenvolvimento da criança.
Todos bebês e as crianças pequenas são sujeitos passíveis de direitos únicos e primordiais, dignos de reconhecimento, respeito, a delicadeza no trato e tem o direito de construir um vínculo com seu cuidador e seu responsável.
À partir de então, a EMEI adotou práticas inspiradas nessas abordagens. Mas a primeira indagação surgiu: como consolidar a pedagogia da escuta sem o brincar heurístico e contato com a natureza? Algumas adequações no espaço físico também foram necessárias para adequar o trabalho desenvolvido, além da participação efetiva das famílias.
O desejo é transformar a EMEI Jardim Arapuã em um espaço acolhedor, prazeroso e capaz de desenvolver todas as habilidades e competências dessa fase tão importante na vida do ser humano, que é a educação na primeira infância, levando assim, a Educação Infantil do Município de Jales a um patamar jamais imaginado em nosso estado.
A referida escola fica na Avenida Tupã nº3260, no Jardim Arapuã.

Irlâine Regina Lopes Prado
(Vice-diretora, Psicopedagoga; Licenciatura em Artes – servidora municipal de Jales desde 2005)

Berçário 1 – Luzes e cores
Maternal 2 – Astronomia (foto 2)
Maternal 2 – Brincar heurístico
Maternal 1 – Sala de leitura
Maternal 2- Cores, formas e volumes

Comments are closed.