Ao longo de 70 anos, a Apae Brasil tem lutado para criar um presente e um futuro mais próspero para as pessoas com deficiência e suas famílias. Por meio de um trabalho incansável e ímpar, constrói uma sociedade mais justa e inclusiva, em que os direitos sejam assegurados.
Desde o seu nascimento, em 1963, tem batalhado diariamente pela defesa, garantia e promoção dos direitos das pessoas com deficiência, além de contribuir diretamente para a elaboração de leis importantes, a exemplo da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), que prevê a concessão ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), da Lei de Cotas, da Lei de Acessibilidade e da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), sendo esta uma das mais avançadas e modernas do mundo e que marcou o início de um novo olhar para as pessoas com deficiência e suas famílias.
Idealizada pela Apae Brasil há mais de seis décadas, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla surgiu com outro nome, no entanto, com o Projeto de Lei n° 5090, de 2013, do então deputado federal Dr. Eduardo Barbosa, foi intitulada pelo o que conhecemos atualmente e que, por meio de debates, palestras e manifestações acerca das pessoas com deficiência e suas famílias, é hoje a campanha de referência em nosso país na luta por visibilidade e representatividade.
A Semana Nacional é comemorada anualmente entre os dias 21 e 28 de agosto, instituída pela Lei nº 13.585/2017, e visa o desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade brasileira acerca das necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social e combater o preconceito e a discriminação contra as pessoas com deficiência.
O tema deste ano de 2024, “Nossa história: quem somos e o que fazemos”, nos incentiva a refletir sobre a trajetória da Apae Brasil e o seu papel vigoroso na construção de uma sociedade mais justa e equitativa. As conquistas alcançadas são motivo de orgulho, mas não podemos nos acomodar, tendo em vista que ainda há muito a ser feito para garantir que as pessoas com deficiência tenham pleno acesso à educação, saúde, trabalho, esporte, arte, entre tantos outros direitos.
APAE DE JALES
A APAE de Jales mantenedora da Escola de Educação especial “Ana Eduarda Marques Silvestre”, foi fundada em 20 de setembro de 1973. Tem como finalidade prestar atendimento assistencial, educacional e de saúde à pessoa com deficiência intelectual e múltipla, proporcionando-lhe melhor qualidade de vida.
Atualmente a APAE possui 56 colaboradores e atende nas áreas de Assistência Social, Saúde e Educação, abrangendo Jales, São Francisco, Santa Salete, Dirce Reis, Paranapuã, Urânia, Santa Albertina, Vitória Brasil, Mesópolis, Aspásia, Santana da Ponte Pensa e Pontalinda. A nível ambulatorial atende 121 pessoas nas áreas de Fonoaudiologia, Fisioterapia, Equoterapia e hidroterapia, médico Psiquiatra, Terapia Ocupacional, Assistência Social e Psicologia.
Os atendimentos são a 77 alunos com frequência diária inseridos em 10 salas de aula. Possui equipe gestora e professores pedagogos especializados nas áreas de deficiência intelectual e autismo. Também possui projetos na assistência social com psicóloga, educadores de dança, higiene e beleza, educador físico, orientador social que proporcionam aprendizagem e melhor qualidade de vida aos atendidos.
SEMANA
Na Semana Nacional foram realizadas reuniões com as famílias, café especial e palestras sobre a História de 50 anos da instituição e o trabalho importante que faz perante a sociedade jalesense.
(Com informações Rede Apae)