A cultura e a religião árabe, que compõem o islamismo foi to tema de uma palestra com o casal Jehad Frihat e Simone Frihat, árabes muçulmanos residentes em Jales há anos. O evento aconteceu no dia 22 de março, no Unijales, dirigido aos alunos dos cursos de Letras, História, Educação Física, Matemática e Pedagogia.
Jehad discorreu sobre vários aspectos da cultura, como culinária, dança do ventre, vocabulário, empreendedorismo, sobrenomes, partindo para temas como álgebra, astronomia e até navegação, além de outros assuntos. Relatou também a respeito do islamismo, a fé no Alcorão, em Deus (Alá) e no profeta Mohammed. Segundo ele, o islamismo tem cinco princípios básicos, conhecidos como Sharia, sendo eles: aceitar Deus como único e Mohammed como profeta, dar esmola de no mínimo 2,5% dos rendimentos para quem necessita, fazer a peregrinação até Meca ao menos uma vez na vida, caso tenha recursos, rezar cinco vezes ao dia, todos os dias e jejuar durante o Ramadã.
Simone, sua esposa brasileira, convertida ao islamismo, falou sobre como o casal se conheceu, as vestimentas usadas pelas mulheres muçulmanas, o casamento muçulmano, os direitos e deveres das mulheres, dentre outros assuntos importantes. O diálogo proporcionou considerável conhecimento aos docentes e discentes do Unijales que tiveram a oportunidade de não apenas ouvir os palestrantes, mas também interagir com eles por meio de perguntas.
Organizada pela professora Tamar Naline Shumiski, o encontro contou com a participação da professora Célia Regina Zerbato e do professor Léo Huber, além da coordenadora do curso de Pedagogia, professora Mary Lizete Lourenço dos Santos.
“O evento foi de grande importância para os futuros educadores, uma vez que agregou conhecimentos até então desconhecidos pela maioria dos alunos. Pretendemos continuar aproximando a comunidade da universidade, principalmente, valorizando os moradores de nossa cidade”, afirmou a professora Tamar.

Estudantes e docentes reunidos com o casal de palestrantes no Unijales
A coordenadora de Pedagogia, Mary Lizete, professora Célia Zerbato, Jehad, Simone Frihat e a organizadora do encontro, Tamar Shumiski
Jehad deu uma verdadeira aula de islamismo aos presentes
Simone apresentou as vestimentas utilizadas pelas mulheres

Comments are closed.