Hoje, 26 de maio, a partir das 16 horas, a Praça Dr. Euphly Jalles será palco do Circuito Sesc de Artes 2024, trazendo uma extensa programação gratuita nas áreas de música, teatro, dança, circo, cinema, literatura, artes visuais e tecnologias.
Luiz Deoclecio Massaro Galina, diretor regional do Sesc São Paulo, destaca a importância do evento: “O Circuito Sesc de Artes é uma iniciativa que proporciona novas trajetórias e roteiros, conectando residentes e visitantes e promovendo a sensação de pertencimento nas praças e espaços públicos. Essa experiência é essencial para fortalecer laços comunitários e democratizar o acesso cultural para mais pessoas”.
A programação é diversificada, valorizando a produção local e a cultura popular. Em 2024, cerca de metade das atrações são oriundas do interior e litoral. Em Jales, as atrações incluem:
MÚSICA
DJ Rupin trará sonoridades nordestinas, funk, house, vogue, rap e pop rock nacional, com artistas como Marina Lima, Fernanda Abreu, Rita Lee e Angela Ro Ro. Rupin, artista e produtora cultural, atua na região de Araçatuba e participa de eventos como Embrazza, Technologica, Bacante e Howz6.
DANÇA
O diário de duas bicicletas – Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira (SP)
O espetáculo, inspirado na cultura popular brasileira, apresenta coreografias de frevo, maracatu, samba, coco, xote, afoxé e caboclinho, conduzidas por Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira, diminuindo a distância entre espectadores e dança.
CIRCO
A Cia. K (SP) revive as travessuras da infância com esquetes lúdicas que utilizam técnicas de circo, como pernas-de-pau, monociclos, acrobatas, malabaristas e pipas coloridas, ao som de música ao vivo.
CINEMA
O curta-metragem A linha, premiado com um Leão no Festival Internacional de Cinema de Veneza, permite ao público interagir com a maquete do filme através de realidade virtual, narrando a história de amor de Pedro e Rosa na São Paulo dos anos 1940.
LITERATURA
A Cia. Koi, de Lins, une teatro e contação de histórias com o kamishibai, arte japonesa de narrar usando ilustrações. A mediação de leitura conecta pessoas aos elementos da natureza, incentivando o respeito entre as diversas formas de vida.
ARTES VISUAIS E TECNOLOGIAS
O coletivo Manufaturarte, de Catanduva, promove a oficina “Robozinhos de madeira”, onde os participantes montam e customizam robozinhos articulados, estimulando a criatividade.
Vídeo divulgação: https://www.youtube.com/watch?v=Y5YCRy98klk