• Lucas Berti

Com uma estreia digna das grandes premières, o final de semana dos dias 16 e 17 de março, entrará para a história jalesense com a primeira edição da Mostra Canindé de Cinema, no Cinejales.

O evento que envolveu um público de cerca 260 pessoas, foi uma realização do Núcleo Canindé, coletivo que integra o Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro sendo financiado pela Lei Paulo Gustavo, através do Ministério da Cultura, Governo Federal e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo de Jales.

Estreando no sábado à noite, foi exibido o longa-metragem: “Bem-vindos de novo”, o filme de Marcos Yoshi, diretor e personagem, que retrata a trajetória de imigrações de sua própria família japonesa, evidenciando o conflito entre o desejo de garantir o sustento da família e a impossibilidade de permanecerem juntos.

Diretores dos filmes: Lilá Isabella, Marcos Yoshi, Monica Ogaya, Marcelo Agostinho

Na continuidade no domingo, foram exibidos 5 curtas-metragens:

“Aos cuidados dela” também dirigido por Marcos Yoshi, mostrando um pouco da convivência que o diretor teve com a avó que o criou, sendo como um spin-off (derivado) do seu longa exibido no dia anterior.

“Pai, Volta Logo” da diretora Monica Ogaya, que o descreve: “como uma carta nunca escrita, esse filme é um relato sobre a ausência que senti do meu pai, um dekassegui que foi para o Japão e retornou apenas vinte anos depois.”

“A Dívida” curta metragem do diretor Marcelo Agostinho, é uma viagem ao passado jalesense, em que o personagem é uma alma que deixa o cemitério municipal (ou necrópole, como era chamado na época) e vai em busca de sanar uma dívida com alguém especial.

“Uma parte de mim mesmo” dirigido por Lilá Isabella, o curta traz um jovem que lida com sua sexualidade enfrentando o contexto machista e homofóbico em que vive, e ele mesmo acaba se tornando parte disso.

“Querida Clara”, também dirigido por Lilá Isabella, conta a história da adolescente Clara que após a morte da irmã mais velha, tenta lidar com o luto, a adolescência e todos aqueles que estão ao seu redor.

Cena do filme ‘Querida Clara’, na imagem os atores jalesenses: Letícia Perfetto e Manoel de Matos

A mostra contou com a tradução em libras, e ao encerramento dos filmes que foram todos gravados em Jales, foi feita uma roda de conversa com os diretores que são todos jalesenses.

Como principal objetivo da Mostra, os organizadores destacaram o fomento da produção audiovisual da cidade e a união dos artistas e profissionais do setor.

Com o nome Canindé em homenagem às atrizes naturais de Jales, as Araras Canindé, a brilhantura do evento mostrou a força do cinema do interior.

Comments are closed.