A 10ª edição do Festival Nacional de Teatro de Jales prossegue com sucesso. Até o momento foram 20 atrações divididas entre o Centro Cultural Dr. Edílio Ridolfo/Teatro Municipal e as praças da cidade.
A abertura oficial na quinta-feira, dia 10, foi realizada no Comboio Municipal em função da previsão de chuva. Confira o restante da programação que vai até sexta, dia 18 de outubro:

QUARTA-FEIRA – DIA 16 DE OUTUBRO

  • O KAMISHIBAI VAI COMEÇAR!
    Cia Koi – Lins/SP
    Às 8h30, no Teatro Municipal – Classificação: Livre
    Sinopse: A Cia Koi traz “O Kamishibai vai Começar!”, uma apresentação inspirada na arte japonesa de se contar histórias com ilustrações, o Kamishibai, que em conexão com o teatro e a música, convida todos a conhecerem histórias que vieram da terra do sol nascente e que abordam a vida junto à natureza. Quando chega de viagem o Kamishibai, é hora de se encantar com as histórias que passeiam pelo tempo, e que muito tem a nos ensinar!
  • AS TRÊS MARIAS
    Dupla Companhia – Tatuí/SP
    Às 16h e as 19h, no Teatro Municipal – Classificação: 14 anos
    Sinopse: Maria Eugênia (avó), Maria de Lourdes (filha) e Maria Aparecida (neta) são as Marias do título. A dramaturgia cruza as histórias dessas mulheres com elementos da história local, a cidade de Tatuí, interior de São Paulo. As histórias dessas Marias dizem respeito às suas relações com seus respectivos pais e maridos, histórias de amor, dor, rancor, sofrimento e desamor; das violências de gênero, físicas e psicológicas sofridas por essas mulheres e que certamente se assemelham à de incontáveis outras Marias.
  • COLCHA DE RETALHOS
    Cia Boca de Cena – João Pessoa/PB
    Às 20h, na Feira do Comboio de Jales – Classificação: Livre
    Sinopse: O espetáculo é uma mostra de “curtas” onde são apresentados de uma só vez, três espetáculos com duração média de 15 minutos cada. Assim costuramos uma linda Colcha de Retalhos, que é conduzida pelo mestre de cerimônias da Cia Boca de Cena o “O Coelho Banzé”, um personagem inteligente e carismático que leva o público, por toda narrativa do espetáculo.

QUINTA-FEIRA – DIA 17 DE OUTUBRO

  • MOBY DICK E OS CAÇADORES DE BALEIA
    Cia de 2 – São José dos Campos/SP
    Às 10h, no Teatro Municipal de Jales – Classificação: Livre
    Sinopse: Três palhaços marinheiros estão à deriva em alto mar e relembram as histórias de seu capitão Ahab. A sede de vingança do comandante os levou a uma jornada perigosa, com um único objetivo: caçar Moby Dick, a baleia branca que arrancou sua perna e o arrastou para as profundezas do mar.
  • CHARANGA DA TRAMP
    Cia Tramp de Palhaços – Jundiaí/SP
    Às 18h, na Praça João Mariano de Freitas – Classificação: Livre
    Sinopse: Um espetáculo que une a música com o circo. Tendo Pompeu como Maestro e Chimpa na posição de Mestre de Cerimônias, o quarteto se desdobra para apresentar ao público suas habilidades acrobáticas, números de mágica, lutas espetaculares, canções e, é claro, muita palhaçada. O espetáculo se propõe ao resgate dos pequenos circos mambembes que circulavam pelo interior do Brasil, compreendendo o nosso tempo e como clássico pode ser ressignificado.
  • LEDORES NO BREU
    Cia do Tijolo – São Paulo/SP
    Às 19h, no Teatro Municipal – Classificação: Livre
    Sinopse: Trata das relações entre o homem sem leitura e sem escrita com o mundo ao seu redor. Histórias entrelaçadas que acompanham analfabetos em pleno século XXI, homens percorrendo distâncias para elucidar suas dúvidas, seus erros e seus crimes. Há o homem que não lê, habitante do breu, que por isso mesmo é capaz de assassinar o bem maior de sua vida. Há também outro homem que lê, mas não consegue interpretar o texto, perdendo- se num mar de palavras sem sentido. Há ainda aqueles que leem as palavras, mas não leem o mundo: são muitos os ledores no Breu.
  • JÚLIA
    Grupo de Teatro Revirado – Criciúma /SC
    Às 21h, na Praça Euphly Jalles – Classificação: 12 anos
    Sinopse: Júlia, uma mulher das ruas, vem chegando. Palheta, seu fiel escudeiro, é quem a conduz. Na bagagem, coisas do mundo, coisas da vida, tantas coisas. Entre realidade e ilusão há uma linha muito tênue, onde uma mulher sem pernas seria capaz de rodopiar. Esta dupla errante gira o mundo ou é o mundo quem os gira? Excluídos pelos excluídos, dizendo-se donos dos restos de um circo incendiado, Júlia e Palheta “se viram”. Não é fácil ter pernas!

SEXTA-FEIRA – DIA 18 DE OUTUBRO

  • RISO SHOW
    MB Circo – Piracicaba/SP
    Às 19h, na Praça Euphly Jalles – Classificação: Livre
    Sinopse: Os palhaços Tico e Polenta decidem arriscar uma carreira musical e se juntam ao maestro Garcinha para conduzir o público por uma viagem sonora inusitada! Com seus instrumentos forjados de sonhos e materiais reciclados, eles criam uma experiência musical onde cada nota é uma risada. Entre equilíbrios e malabarismos, a música e o riso se encontram quando os palhaços precisam resolver, de forma habilidosa, os imprevistos que surgem durante o show, transformando as falhas em feitos, e os erros numa sinfonia de gargalhadas.
    A BANDA DO JERÔNIMO – UMA INUSITADA BANDA DE UM HOMEM SÓ
    Circo Caramba – Americana/SP
    Às 20h, na Praça Euphly Jalles – Classificação: Livre
    Sinopse: Um homem-banda já é algo bastante excêntrico! Agora, imagine quando um palhaço se mete a querer tocar vários instrumentos ao mesmo tempo!!! E se esse palhaço for o Jerônimo, a loucura é ainda maior, já que ele vai utilizar instrumentos nada convencionais, como violão com corpo de bacia, gaita de pente, balde de lixo, forma de pizza, buzinas, tampas de panela, campainhas e muito mais…
  • A CRUZADA DOS CORAÇÕES PUROS
    (OU QUEM INVENTOU A GUERRA?)

    Cia Variante – Guarulhos/SP
    Às 20h30, na Praça Euphly Jalles – Classificação: Livre
    Sinopse: Um grupo de crianças faz uma expedição para encontrar o autor do livro A História Mundial, com acontecimentos horríveis sobre o mundo e a humanidade, entre eles, a Guerra. Querem então, mudar os rumos de suas vidas e de todas as pessoas que sofreram com esses fatos. Nesse caminho, será possível desvendar pequenas particularidades que permeiam na vida de muitos personagens que embarcam nessa aventura, os medos, a amizade verdadeira, o amor, os sonhos, a saudade e a pureza da infância.

Saiba mais no site oficial: teatrojales.com.br. O 10° Festival Nacional de Teatro de Jales é uma realização da ECCART, Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro viabilizada pelo Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, do Governo Federal e Ministério da Cultura através da Lei Paulo Gustavo e emenda parlamentar destinada pelo Deputado Estadual Paulo Fiorilo.

Comments are closed.