A 10ª edição do Festival Nacional de Teatro de Jales que acontece de 10 a 18 de outubro (a partir de amanhã), já tem sua grade de espetáculos confirmados. A Curadoria do Festival teve um árduo trabalho nas últimas semanas, analisando as 434 inscrições recebidas. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados a partir deste sábado, dia 05, no Ponto de Cultura – Escola Livre de Teatro, na Rua Sete, esquina com a Rua Seis. Confira a programação e prestigie:
QUINTA-FEIRA – DIA 10 DE OUTUBRO
• A REVOLUÇÃO DOS BICHOS
Cia Apocalíptica – São José do Rio Preto/SP
Sessões às 8h e às 14h, no Teatro Municipal – Classificação: 5 anos (INGRESSOS ESGOTADOS)
Sinopse: Um drama musicado infantil em que um grupo de animais revolucionários, que eram constantemente maltratados pelos humanos, toma o poder de uma fazenda e organiza um regime igualitário e justo no local. O equilíbrio é ameaçado, porém, por uma dupla de porcos totalitários que executa um novo e tirano golpe de estado.
• SOPRANDO RAÍZES
FACMOL – Orquestra de Sopros e Percussão – Pereira Barreto/SP
Às 19h, no Teatro Municipal – Classificação: Livre
Sinopse: A Facmol vem ganhando notoriedade ao misturar de forma inédita as tradicionais fanfarras com a música caipira e sertaneja, além de músicas icônicas do cenário mundial. Suas apresentações também combinam passos da banda marcial com a catira paulista, criando um espetáculo imperdível.
• ARIANO – O CAVALEIRO SERTANEJO
Os Ciclomáticos Companhia de Teatro – Rio de Janeiro/RJ
Às 20h30, no Teatro Municipal – Classificação: Livre
Sinopse: Seis Cavaleiros a procura do lendário autor Ariano Suassuna, invadem com música e poesia a cidade nordestina de Armorial. Eles contam e cantam sobre a lenda do cavaleiro nordestino, aquele que nasceu, amou, viveu e lutou usando as armas mais potentes: a pena e a tinta. O cavaleiro andante, de mistérios e mitos, deixou seu legado e perpetuou suas histórias e foi intitulado: Ariano – O Cavaleiro Sertanejo.
SEXTA-FEIRA – DIA 11 DE OUTUBRO
• MEMÓRIAS DE MACHADINHO
Cia Bardos de Teatro – São José do Rio Preto/SP
Às 08h30, no Teatro Municipal – Classificação: Livre
Sinopse: Uma livre inspiração sobre a infância do escritor brasileiro Machado de Assis. O enredo se passa em um museu onde o público é recepcionado pelo Dr. Simão Bacamarte, médico e acompanhante do escritor. O texto propõe um divertido encontro entre Machado de Assis e seu personagem de O Alienista. Para reviver o passado do escritor, as personagens manipulam um brinquedo (Boneco Machadinho), que representa Machado de Assis quando criança.
• O SANTO MILAGROSO
Cia do Voo de Teatro – Diadema/SP
Às 19h, no Teatro Municipal – Classificação: 12 anos
Sinopse: Conhecida como a “Romeu e Julieta interiorana”. A rivalidade entre os “lados” faz com que padre católico e pastor protestante se encontrem secretamente para jogar xadrez, porém, o que não estava nos planos é que visitas inesperadas obrigassem o pastor a disfarçar-se de santo. Teresinha, sua irmã solteirona, assume estar namorando escondido com Dito, sacristão católico, sem saber que o pastor presencia a confissão.
• VIRADO À PAULISTA
Cênica – São José do Rio Preto/SP
Às 20h30, na praça Euphly Jalles – Classificação: Livre
Sinopse: Em Pirapora do Bom Jesus, batucadas dos mais diversos sotaques deixaram os barracões e ganharam as ruas! Em homenagem àquelas e àqueles que com muito ritmo, melodia e poesia compuseram a história do samba paulista, a Cênica conduz esta viagem que tem como portos as raízes africanas, o samba de bumbo, os cordões carnavalescos, a institucionalização do samba, a intolerância religiosa e o preconceito racial.
SÁBADO – DIA 12 DE OUTUBRO
• A BANDA DO JERÔNIMO – UMA INUSITADA BANDA DE UM HOMEM SÓ
Circo Caramba – Americana/SP
Às 9h, no Comboio – Às 20h30, na praça Euphly Jalles – Classificação: Livre
Sinopse: Um homem-banda já é algo bastante excêntrico! Agora, imagine quando um palhaço se mete a querer tocar vários instrumentos ao mesmo tempo!!! E se esse palhaço for o Jerônimo, a loucura é ainda maior, já que ele vai utilizar instrumentos nada convencionais, como violão com corpo de bacia, gaita de pente, balde de lixo, forma de pizza, buzinas, tampas de panela, campainhas e muito mais. Tudo isso, somado a muita interação com o público, só pode resultar em pura diversão.
• CAIXINHAS MISTERIOSAS
Abayomi Cia de Teatro – Votuporanga/SP
Às 16h, na praça João Mariano de Freitas – Classificação: Livre
Sinopse: O teatro lambe-lambe é um tipo de teatro de animação, apresentado dentro de uma caixa de pequenas proporções, geralmente para um único espectador que ouve a narrativa através de um fone de ouvido e assiste ao espetáculo por um visor. Caixinhas misteriosas apresenta três histórias do folclore brasileiro: Comadre Florzinha, A Pisadeira e Matinta Pereira.
• LUA VERMELHA
Cia Um do Outro de Teatro – Jundiaí/SP
Às 19h, no Teatro Municipal – Classificação: 16 anos
Sinopse: A fábula conta a história de três mulheres – Arádia, Lilia e Gilda – que vivem em uma ‘comunidade secreta’, onde as leis, ordens e ações coletivas são todas ditadas por um homem. A comunidade é levada a acreditar através do comando deste homem que no dia do fenômeno da lua vermelha coisas sinistras e assustadoras podem acontecer, causadas por mulheres que ele nomeia como bruxas. De fato, as mulheres assumem o protagonismo dessa noite, mas não exatamente como esse homem imagina. É hora de tomar as rédeas. É hora de inverter a lógica da dominação. É hora da revanche.
A programação vai até a sexta, dia 18, com espetáculos variados todos os dias. Mais informações estão no site oficial: teatrojales.com.br e a sequência estará na próxima edição do J.J.
O 10° Festival Nacional de Teatro de Jales é uma realização da ECCART, Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro, viabilizada pelo Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo Federal e Ministério da Cultura, através da Lei Paulo Gustavo e emenda parlamentar destinada pelo Deputado Estadual Paulo Fiorilo.