Dia 11 de agosto é comemorado no mundo todo o Dia do Laringectomizado para conscientizar sobre a importância da detecção precoce do câncer de laringe e a consequente preservação do órgão durante o tratamento.
Mas é o que uma laringectomia?
A explicação é das fonoaudiólogas do Hospital de Amor de Jales, Anelize Negrão e Tatiane Cristina da Silva: “laringectomia é uma cirurgia de remoção total da laringe incluindo as cordas vocais, na qual é desviado o canal da respiração (traqueia) para ‘buraco’ chamado traqueostomia definitiva”.
O processo de reabilitação do paciente após a cirurgia conta com o trabalho fonoaudiológico para o retorno da comunicação, podendo acontecer de três formas: laringe eletrônica, voz esofágica e prótese de fala.
ENCONTROS
No Hospital de Amor de Jales há um grupo de apoio ao paciente laringectomizado organizado pelas fonoaudiólogas responsáveis, com encontros mensais em que são desenvolvidas estratégias de reabilitação pulmonar e de comunicação, atividades que estimulem a convivência e o retorno à sociedade.
Uma das atividades desenvolvidas pelos cerca de 15 participantes do grupo é o Coral de Laringectomizados chamado “Voz do Coração”. No projeto os pacientes conseguem cantar de formas diferentes, utilizando os meios e dispositivos de reabilitação. Eles são acompanhados por algum instrumento tocado pela fono Tatiane, e as músicas são escolhidas pelas fonoaudiólogas para o desenvolvimento do coral.
As apresentações acontecem em datas comemorativas no próprio hospital afim de demonstrar a superação das limitações na comunicação comprometidas pelo tratamento oncológico em cabeça e pescoço, gerando muita emoção e descobrindo que é possível utilizar a “Voz do coração”.