Em um esforço conjunto que reuniu a população, diversas empresas, pessoas públicas, entidades de classe e órgãos oficiais do município coordenados pela Defesa Civil e Fundo Social de Solidariedade, foram enviados de Jales para o Rio Grande do Sul aproximadamente quatro carretas carregadas de todos os tipos de donativos, e números estimados em 35 toneladas de água e 6,5 toneladas de alimentos.
Três caminhões de produtos da cidade de Carneirinho/MG também chegaram a Jales, além de materiais vindos de Dolcinópolis e Paranapuã.
Segundo as informações obtidas até o fechamento desta edição, os veículos saíram da cidade na sexta-feira, 10, e no sábado, 11, com destino às áreas atingidas pelas enchentes.
A exemplo do que está acontecendo por todo o Brasil, os munícipes se uniram para organizar as doações em roupas, calçados, produtos de limpeza e higiene pessoal, rações, colchões e outros itens, enquanto redes sociais e grupos de WhatsApp também compartilhavam contatos de Pix para que a ajuda fosse o mais abrangente possível.
Responsável pela Defesa Civil no município, o chefe de gabinete da Prefeitura Municipal de Jales, José Ângelo Caparroz Vieira, disse ao Jornal de Jales que a imensa adesão da população é imensurável neste momento: “Nossa estimativa diante do volume de doações é de cerca de quatro carretas, com os fretes doados por empresas de Jales. A enorme mobilização é de emocionar”, contou.