- Bruno Gabaldi
“A Pastoral da Sobriedade visa o ser humano, principalmente dependentes químicos e de todos os vícios, seja lícito ou ilícito. A dependência não atinge somente o usuário, mas também toda a família”, explicou Erzeo Bernardinelli, 68 anos, coordenador da Pastoral da Sobriedade da Catedral de Jales durante entrevista ao Jornal de Jales na noite de segunda-feira, dia 5.
A reportagem foi convidada para acompanhar uma das reuniões semanais da pastoral. De acordo com Erzeo, ele está na coordenação há cinco anos e já presenciou várias libertações de dependentes.
“A Pastoral da Sobriedade é uma pastoral social e ecumênica. Está na Igreja Católica, mas é uma pastoral de todos os seres humanos que procuram ajuda para sair dos vícios em busca de libertação. Procuramos resgatar o ser humano para que volte no seu eixo e deixe a dependência”, disse o coordenador.
As reuniões acontecem todas as segundas-feiras, às 20 horas, no Centro Pastoral.
MÉTODO
A Pastoral da Sobriedade utiliza um método próprio para os encontros, que são chamados de Programa de Vida Nova, sendo composto por 12 passos baseados na palavra de Deus e na pedagogia de Jesus Cristo Libertador.
Os 12 passos são divididos em encontros, discutindo temas como Admitir, Confiar, Entregar, Arrepender, Confessar, Renascer, Reparar, Professar a Fé, Orar e Vigiar, Servir, Celebrar e Festejar.
“A reflexão e a vivência desses 12 passos nos levam a conversão, isto é, uma nova maneira de viver. A sua conversão e sua libertação não serão imediatas. O processo é longo e árduo e dependerá da sua perseverança”, ressaltou Erzeo.
“Convidamos a comunidade jalesense para participar das próximas reuniões. Nossa missão é resgatar quem mais necessita a libertação dos vícios”, finalizaram os participantes da pastoral.