Depois de diversas paralisações desde o início da sua construção, em 2014, o Centro Dia do Idoso (CDI), denominado Alfredo Augusto de Oliveira Gonçalves foi finalmente inaugurado no dia 5 de junho, com amplas e modernas instalações na Rua 13, ao lado da escola municipal Professora Maria Olympia Braga Sobrinho, anexo ao Estádio Municipal.
O Centro Dia do Idoso é um equipamento do Programa SP Amigo do Idoso, que oferece cuidados e atividades sócio-assistenciais, durante o dia, enquanto os familiares estão trabalhando e não podem cuidar adequadamente da pessoa idosa semi-dependente. No local, serão oferecidos alimentação, atividades de lazer, cultura, em um espaço físico que possui banheiros adaptados, dormitórios para descanso e sala de convivência e enfermaria.
A coordenadora do Centro, Raquel Ferreira Silva de Paula, destacou que o mesmo é um serviço destinado a idosos com idade igual ou superior a 60 anos, que possui sem-dependência, quando a família precisa trabalhar e fica sozinha em casa sem ter quem possa prestar atendimento adequado, que está excluso da sociedade e que no local são prestados atendimento, promoção de saúde, promovendo o bem-estar e a autonomia dos idosos, oferecendo trabalho de fortalecimento de vínculos com as famílias.
“O serviço do CDI é muito importante para a evolução dos idosos e de suas famílias. Aqui vamos trabalhar para superar situações de violações de direitos. Vamos funcionar de segunda à sexta-feira, das 7 às 17 horas, oferecendo café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar, banho, atividades físicas de relaxamento, caminhadas, passeios externos, atividades recreativas e lúdicas para desenvolver a memória e o raciocínio lógico, entre outras”, afirmou a coordenadora.
Emocionada, a secretária de Desenvolvimento Social, Pérola Fonseca Cardoso, disse que o CDI é um equipamento muito aguardado e que será de grande importância para o município. “Nesse espaço nós queremos acolher, com muito carinho, muito respeito e muito amor, para que seja uma extensão da casa de vocês. Quero que cada um de vocês, se sintam como se estivessem em sua própria casa”.
O prefeito Luis Henrique Moreira ressaltou que “com a abertura do Centro Dia do Idoso nós vamos avançar na criação de uma cultura para o envelhecimento ativo, com dignidade e respeito, pois, espaços como este possibilitam que nossos idosos possam viver mais e melhor, tendo vida digna e mais saudável”.