O Brasil se prepara para mais uma onda de calor em 2024. É o que confirmou o Climatempo, informando que o fenômeno teve início hoje, dia 11 de março, e vai seguir até sexta-feira, dia 15.
Ainda segundo o site, se acontecer, essa será a terceira onda de calor do ano. Com o evento climático, as temperaturas podem ficar até 5ºC graus acima da média em algumas regiões do país, inclusive na região noroeste paulista.

O Climatempo disse que o ar quente ganha força no Chaco Paraguaio – região semiárida do país vizinho – e no norte da Argentina, ao longo desta semana. Um sistema de alta pressão nos níveis médios da atmosfera favorece a manutenção do ar quente e dificulta a formação de nuvens carregadas, mantendo o clima seco e com aquecimento gradual.

A onda de calor acontece na região oeste do sul do Brasil, sudoeste do Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo, onde as temperaturas devem superar os 5ºC acima da média. Para a Organização Meteorológica Mundial, uma onda de calor se configura quando as temperaturas permanecem acima de 5ºC acima da média por cinco dias consecutivos.

RECOMENDAÇÕES

Durante a onda de calor, é importante tomar alguns cuidados como manter-se hidratado e evitar longos períodos de exposição ao sol das 10h às 16h. Também é recomendável que se use roupas mais leves e faça aplicação de protetor solar regularmente durante o dia. Em casos de exaustão e insolação, com náuseas e tontura, é necessário a procura de atendimento médico.

Além disso, vale lembrar que o mês de março marca a transição do verão para o outono no hemisfério sul com o equinócio de outono. Nessa época, os raios solares incidem de forma mais direta sobre a Linha do Equador por conta de uma inclinação no eixo da Terra em relação ao sol. Durante o fenômeno, os hemisférios Norte e Sul recebem a mesma quantidade de radiação solar.

Comments are closed.