• Bruno Gabaldi

A Biblioteca Municipal “Professora Edith Moreira Ridolfo”, de Jales, conta com acervo gigantesco de obras literárias e todas estão disponíveis à população para empréstimo.

Nesta semana, a biblioteca recebeu uma doação de 800 livros que foram entregues pelos autores André Gandolfo e Karen Rodrigues, por meio de uma ação da editora jalesense Universos Editora.

Os títulos doados são voltados para o público infantojuvenil como: “O Inventor de Brinquedos”, “Diário de Duda”, “Como é que o Nino fala” e “Yuri cospe abelhas”, livros infantis que tratam de emoções, acessibilidade e diversidade cultural.

De acordo com os autores, os exemplares têm como propósito resgatar a cultura nacional, a educação e os hábitos de ler, reforçando que a leitura deva ser reconhecida como um lar.

Esse é um ponto delicado, principalmente porque foi divulgada em novembro de 2023, uma pesquisa do Centro de Pesquisas em Educação, Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), em parceria com a plataforma de Leitura Árvore, revelando que, entre 66,3% dos alunos brasileiros de 15 e 16 anos, o livro mais extenso já lido não passou de 10 páginas.

Servidoras da biblioteca municipal com o secretário Carlos Altimari, o diretor de Cultura, Luiz Carlos Gonzaga,
e os autores André Gandolfo e Karen Rodrigues

DADOS

A pesquisa informou que só 9,5% dos estudantes brasileiros de 15 e 16 anos leu algum material com mais de 100 páginas em 2018 – índice muito inferior ao de outros países da América Latina, como Chile (64%), Argentina (25,4%) e Colômbia (25,8%). Na Finlândia, que apresenta os melhores índices do estudo, o patamar chega a 72,8%.

O estudo também estabelece uma relação direta entre os baixos índices de leitura e o declínio no desempenho dos jovens em disciplinas como matemática e ciências.

JALES

Os dados causam preocupação pois o que acontece em âmbito nacional pode refletir nos dados locais. Mas segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, Carlos Roberto Altimari, o movimento na biblioteca de Jales está aumentando.

Hoje são cerca de 70 a 80 livros emprestados por dia e para melhorar a comunicação com o público, possui um perfil no Instagram @bibliotecapublicadejales e, também, um grupo no WhatsApp em que divulga novidades, lançamentos e eventos. A Biblioteca Municipal fica localizada na Rua 8, nº 2260, no Centro de Jales, ao lado da prefeitura e do Centro Cultural.

Comments are closed.