Tendo em vista que a população faça o descarte correto das pilhas e baterias, a Prefeitura de Jales, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, em parceria com a empresa Venturini Mármores e Granitos, instalou cinco coletores em espaços públicos da cidade.
Os pontos de coleta estão fixados na Prefeitura de Jales (Rua 05, nº. 2266, Centro); Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, (Rua Nova Iorque, nº. 1016, Jardim Monterrey); Comboio de Jales (Avenida Jânio Quadros, Centro); Terminal Rodoviário (Rua 03, nº. 1278, Centro) e na Escola Municipal Iracema Pinheiro Candeo – Lola (Rua Mirassol, JACB).
De acordo com a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Sandra Gigante, “quando pilhas e baterias são descartadas inadequadamente, elas podem vazar o líquido tóxico de seus interiores. Por não serem biodegradáveis, essas substâncias se acumulam na natureza, contaminando o solo e os lençóis freáticos, atingindo até rios e lagos. O contato com essas substâncias também pode prejudicar o nosso organismo, causando doenças no sistema nervoso, rins, ossos e o agravamento dessas doenças pode levar ao câncer”.


RECOMENDAÇÃO
Segundo a Secretaria de Comunicação, as escolhas para aquisição e uso desses tipos de produto fazem parte do primeiro passo para o descarte correto de pilhas e baterias: opte por pilhas recarregáveis, pois têm mais durabilidade; as pilhas alcalinas não contêm metais pesados em sua composição, já as pilhas comuns (inclusive as recarregáveis) possuem mercúrio, cádmio e chumbo e devem ser devolvidas ao fabricante após o uso; não adquira produtos piratas, pois a procedência duvidosa pode trazer materiais mais tóxicos do que os regulamentados.
Também é importante verificar se a embalagem contém informação de que a pilha pode ser descartada no lixo comum, além de retirar as pilhas dos equipamentos que ficam muito tempo sem uso e nunca guardar pilhas e baterias em locais expostos ao calor e à umidade, para evitar vazamento do seu conteúdo.

Comments are closed.