Giana Rodrigues

Roberto Perosa é secretário executivo do Ministério da Agricultura e Pecuária e assumiu interinamente o comando da pasta na quarta-feira, dia 25, após o afastamento do ministro Carlos Fávaro, que ficará ausente até segunda-feira, 30, para tratar de assuntos particulares.

Através do assessor Bruno Guzzo, que é jalesense, Roberto Perosa, ministro interino da Agricultura falou ao Jornal de Jales sobre a importância do anúncio feito pelo Ministério, de abertura de 200 novos mercados internacionais para o agro brasileiro nos 20 meses do governo.

“Para o Brasil é muito importante a abertura de cada vez mais mercados com a nossa crescente produção agrícola, a gente poder escoar a nossa produção. Especialmente para a região de Jales, nós temos aí a possibilidade de frutas, de o pequeno agricultor ter a oportunidade de ter acesso aos mercados internacionais. Ainda temos a questão do etanol que nós temos cuidado aqui pelo Ministério da Agricultura com novas oportunidades, a questão da carne bovina que atende os anseios por uma melhora do preço para a região, enfim, estamos pensando em vários setores que contemplam a região de Jales, de São José do Rio Preto, para que possa cada vez mais trazer divisas e renda para o agricultor, para o pequeno proprietário, aquele que está aí no campo desenvolvendo seu trabalho em favor do Brasil”, disse o então ministro.

De acordo com a secretaria de Comércio e Relações Internacionais do MAPA, a conquista reforça a estratégia do governo de fortalecer o comércio exterior e diversificar as exportações, consolidando o Brasil como um dos maiores players globais no setor agropecuário.

Somente neste ano, já foram abertos 122 novos mercados, com quase todos os meses estabelecendo recordes históricos. Entre os números mensais, destacam-se 26 novos mercados em junho (13 países), 16 em julho (9 países), 15 em maio (10 países), 15 em agosto, 10 em março (7 países), 7 em fevereiro (6 países), 9 em janeiro (5 países) e 5 em abril (3 países). Até o momento, já foram abertos 19 novos mercados neste mês em 10 destinos.

As aberturas incluem não apenas produtos tradicionais do Brasil, como carnes e soja, mas também uma diversificada gama de produtos agropecuários, como pescados, sementes, gelatina e colágeno, ovos, produtos de reciclagem animal, noz-pecã, erva-mate, arroz, açaí em pó, café verde, embriões e sêmen.

“Nos últimos 20 meses, criamos, em média, uma nova oportunidade de comercialização a cada três dias. Esse marco reflete a determinação e o esforço contínuo do ministro Carlos Fávaro e de toda a equipe do Mapa em diversificar nossa pauta exportadora e ampliar as oportunidades para os produtos agrícolas brasileiros no cenário global”, ressaltou Roberto Perosa.

QUEM É PEROSA?

Roberto Perosa é graduado em Direito pela Unip e é pós-graduado em Direito do Comércio Internacional pela FGV. Também tem pós-graduação em Direito da Tecnologia da Informação, em Ética Empresarial e em Educação Executiva em Relações Governamentais e Comunicação Corporativa. Desde 2022 atuava como diretor executivo da Organização das Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana), organização que representa 20 mil produtores de cana-de-açúcar do Brasil. Daí, o governo federal nomeou Roberto Perosa como secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Bruno Guzzo é jalesense e assessor de imprensa do Ministério da Agricultura e Pecuária

Comments are closed.