A segunda edição do projeto “Jales mais limpa” começou nesta segunda-feira, dia 24 de outubro e vai até o dia 16 de novembro, com a coleta de entulhos das residências de toda a cidade. No primeiro dia, o trabalho realizado pelas secretarias de Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Mobilidade Urbana, de Saúde e de Comunicação Social conseguiu recolher quase 14 toneladas de resíduos.
A Prefeitura informa que o objetivo é recolher resíduos volumosos retirados pela população dos quintais e interior de suas residências, deixar a cidade mais limpa e ainda contribuir para eliminar criadouros do mosquito aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya.
Como o material está sendo recolhido por pás-carregadeiras, a Prefeitura pede que sejam depositados nas ruas e não nas calçadas, para que a máquina tenha acesso e possa efetuar a retirada dos móveis velhos ou restos de madeira. É importante que a população saiba e tenha consciência de que o material oriundo de restos da construção civil e de podas de árvores não será recolhido, conforme informou a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Sandra Gigante.
O secretário municipal de Comunicação Social, Douglas Zílio ressalta que os moradores estão sendo informados com antecedência sobre a data em que os bairros serão atendidos, por meio de panfletagem e carros de som, para que possam fazer a separação dos resíduos para que sejam recolhidos. “Estamos publicando com antecedência no Facebook e Instagram, no site www.jales.sp.gov.br, enviando para a imprensa os cronogramas entregando panfletos e circulando carros de som nos bairros que serão contemplados. Tudo isso com antecedência para que o maior número de pessoas tenha acesso às informações”.
O projeto chamou a atenção da TV TEM, emissora afiliada da Rede Globo, que esteve em Jales na segunda-feira, fazendo transmissão ao vivo para o Bom Dia Cidade e gravando para o TEM Notícias.