O prefeito Luis Henrique Moreira e diversas autoridades e lideranças jalesenses participaram, na manhã do dia 25 de julho, terça-feira, de uma reunião online agendada pelo vereador Hilton Marques, para reforçar junto ao Ministério da Educação, a instalação de um Campus presencial do Instituto Federal em Jales. O reitor geral do IFSP, professor Silmário Batista dos Santos, o assessor da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Orlando Magalhães da Cunha, representando o secretário Getúlio Marques Ferreira e o diretor da Diretoria de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Marcelo Bregagnoli participaram da reunião.
De Jales, além do prefeito Luis Henrique, participaram o chefe de gabinete José Angelo Caparroz Vieira, o vereador Hilton Marques, o bispo Dom Reginaldo Andrietta, o juiz federal Roberto Lima Campelo, o promotor de justiça Horival Marques de Freitas Júnior, a presidente da Associação Comercial e Industrial de Jales (ACIJ), Elaine Borges Bernardes, o coordenador do Fórum da Cidadania, Carlos Alberto Expedito Brito Neto, a presidente Lions Clubes de Jales, Maria Helena Stelluti Voltera, o presidente da Associação dos Engenheiros da Região de Jales, Jamil Atihe Junior, o representante da Loja Maçônica Terceiro Milênio de Jales Venerável Mestre Carlos Eduardo Borges, presidente da APCD – Associação Paulista Cirurgiões dentistas da região de Jales, José Vieri, a presidente Sindicato dos Empregados do Comércio de Jales, Maria Ramires, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Jales, Alexandre Alves Rensi, entre outras lideranças.
Durante a reunião, o prefeito Luis Henrique falou sobre a importância da conquista de um campus presencial do IFSP em Jales.
O reitor geral do IFSP, professor Silmário Batista dos Santos, lembrou que esteve em Jales para realizar uma visita técnica em março de 2015, quando ocupava o cargo de diretor geral de Infraestrutura e Expansão do Instituto Federal de São Paulo e visitou as instalações do prédio do antigo CAIC, no Jacb, onde está instalado o Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), local onde poderia ser instalado o campus, caso a conquista se concretize.
O local é considerado apropriado pelo prefeito Luis Henrique, já que conta com blocos didáticos, refeitório e amplo espaço para adequações.
O vereador Hilton Marques frisou que o prédio que abriga o polo da UAB/Jales (Universidade Aberta do Brasil) possui 17 mil m², contando ainda com um terreno livre ao lado com mais de 8.600 m², ideal para ampliações que se fizerem necessárias.
“Durante a reunião conseguimos expor novamente a necessidade regional da instalação de um campus presencial do IFSP e o apoio da comunidade objetivando viabilizar a instalação do Instituto Federal em Jales”, destacou o prefeito Luis Henrique.
O chefe de gabinete José Angelo Caparroz frisou que em março de 2021 participou de uma reunião onde o reitor Silmário Batista dos Santos manifestou a vontade da reitoria de expandir o IFSP e que Jales possui grande potencial nesta luta.
Antes de finalizar a reunião, o prefeito Luis Henrique colocou o município à disposição e se propôs a agendar uma reunião com a presença de prefeitos e lideranças da região, “para juntos unirmos forças nessa luta tão importante”.

O prefeito Luis Henrique participou da reunião online junto com representantes da comunidade jalesense

Mais esperança

O vereador Hilton Marques postou nas redes sociais que a reunião realizada junto ao Ministério da Educação trouxe ainda mais esperança na luta que vem encabeçando desde 2015, época que ainda não era vereador, mas tem sido um articulador na busca desta instituição.
O vereador destacou que conduziu a reunião falando sobre a importância do Instituto para o município de Jales, resgatando um pouco da história da luta junto ao MEC e ao próprio Instituto e que também abriu a palavra para que todos pudessem falar da importância desta instituição.
Ele lembrou ainda que Orlando Magalhães da Cunha representando o secretário e Marcelo Bregagnoli, Diretor de Desenvolvimento da Rede Federal da Educação Profissional, Científica e Tecnológica mencionou que Jales tem condições de receber uma unidade, estando em um quadro elegível, havendo a necessidade apenas de fomentar um plano mais técnico de contrapartidas e compromissos do município para serem protocolados no MEC e no Instituto, sinalizando as contrapartidas municipais de forma oficial para serem analisadas mais tecnicamente junto ao Plano de Expansão e criação de novos campus pelo país. Após esta etapa haverá uma análise de cada proposta.

Comments are closed.