- Bruno Gabaldi
Na manhã de sexta-feira, dia 28, a Santa Casa de Misericórdia de Jales reativou os leitos de enfermaria e UTI da ala de Síndromes Gripais para tratamento de pacientes infectados com a Covid-19.
O anúncio foi feito pelo deputado Carlão Pignatari, presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), e por Silvia Elisabeth Forti Storti, diretora da Diretoria Regional de Saúde (DRS XV), diretamente ao provedor Carlos Toshiro Sakashita.
Também participaram da reunião o prefeito Luis Henrique Moreira, vice Marynilda Cavenaghi Nacca, a secretaria municipal de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza, vereadores e diretores do hospital.
Neste primeiro momento, de acordo com a diretora Silvia Storti, foram reativados 20 leitos na ala Covid da Santa Casa, sendo 15 de enfermaria e cinco de UTI, custeados pelo Governo do Estado de São Paulo.
Ainda segundo a diretora da DRS, a partir de agora, as cirurgias eletivas estarão suspensas no hospital. “Havendo a necessidade epidemiológica da reativação de leitos em hospitais da região, foram suspensas as cirurgias eletivas para que possamos dar conta de atender a grande demanda de internações de Covid-19”, informou.
Além de Jales, os hospitais de Santa Fé do Sul, Fernandópolis e Votuporanga também reativaram os leitos. “Essa medida é para distribuir o atendimento e desafogar o Hospital de Base de Rio Preto”, completou a diretora.
O provedor Carlos Toshiro Sakashita explicou que a medida é imediata e os leitos estão funcionando desde sexta-feira (28). “No primeiro momento os leitos vão permanecer por 30 a 60 dias, mas ainda é incerta a temporada de alta nas internações”, informou Sakashita.
Empolgado, o provedor ressaltou que a partir de emenda parlamentar assinada pelo deputado Carlão Pignatari, será custeado equipamento de urologia avaliado em R$600 mil para tratamento no hospital.
VACINAÇÃO
Conforme explicou o prefeito Luis Henrique, apesar da alta nos casos, não serão impostas medidas restritivas no comércio e nem na volta às aulas. “Reforçamos a importância da vacinação. 42.212 jalesenses já iniciaram o ciclo vacinal e é necessário que se complete até a terceira dose. Vamos intensificar as campanhas publicitárias para esse fim”, finalizou.