As questões que envolvem a água foram abordadas por Antônio Rodrigues Da Grela Filho (Dalua), Superintendente da Sabesp (Unidade de Negócio) na Região do Baixo Tietê e Grande durante palestra sobre o Dia Mundial da Água, na Escola Técnica Estadual – Prédio Rural (Escola Agrícola), aos alunos e professores dos cursos técnicos em Agropecuária, Agroecologia, Alimentos e Manutenção de Maquinas Pesadas.
A palestra teve como foco os problemas causados pelo mau uso da água, falta de cuidados, higiene e os problemas de saúde decorrentes da contaminação da água no meio ambiente. A maior preocupação segundo, Dalua é cuidar da água que existe e incrementar a política de saneamento básico no País, que possui uma carência grande no tratamento de água e esgoto.
A Sabesp é uma referência mundial no tratamento de água e esgoto, servindo de modelo para outros estados e países. A palestra de Dalua serviu para reflexão sobre a importância do uso correto da água e da preservação desse bem natural, o qual apenas 3% do volume total existente no planeta é de água doce, mas nem toda água doce se encontra disponível para o consumo humano.
A campanha sobre o Dia Mundial da Água 2023 está usando como estratégia de sensibilização a fábula de um beija-flor que se esforça em apagar o incêndio da floresta carregando água pelo seu bico. É uma história sobre como lidar com crises. Na chamada sobre a data, a ONU questiona: “neste exato momento, estamos diante de uma crise global de água e saneamento, ficaremos parados e olhando ou vamos agir?”
O “Dia Mundial da Água” foi criado pela ONU no dia 22 de março de 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, a Rio-92. Desde então, essa mesma data a cada ano é destinada à discussão sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural.

Dalua, com os professores da ETEC Dr. José Luiz Viana Coutinho, Anieli Artilha Leite,
Karina Paz Landim, Nilton Marques e João Vitor Ferrari

Comments are closed.