Com uma população estimada em 49.201 habitantes, em 2021, de acordo com o Cecad 2.0 (Consulta, Seleção e Extração de Informações do CadÚnico) Jales tinha nada menos do que 4.329 pessoas em estado de extrema pobreza, com 1.518 na pobreza, 3.702 com baixa renda e 3.162 com renda apenas acima de meio salário mínimo, o que indica um total de 12.711 pessoas na faixa de insegurança alimentar.
Os números foram apresentados durante o lançamento da Campanha da Fraternidade de 2023, na quarta-feira, 22 de fevereiro, no Centro Pastoral com a presença de padres, seminaristas, representantes das paróquias, quase-paróquias, comunidades, autoridades civis e agentes sociais.
Participaram da cerimônia o bispo da diocese de Jales, Dom Reginaldo Andrietta, o assessor diocesano da Campanha da Fraternidade, padre Mário Roberto Faria, o coordenador diocesano de pastoral, padre Eduardo Lima e o administrador da Catedral, padre Junior Lucato.

Oração da Campanha da Fraternidade deste ano foi lida logo na abertura do lançamento em Jales


MAPA DA FOME
A assistente social, Rosana Cardoso apresentou um panorama desta edição da campanha, motivado pela caminhada da Igreja, o cenário da fome e a insegurança alimentar no país e em municípios que compõem a diocese. Foram apresentadas propostas de ações que podem ser adotadas como gestos concretos ao longo do período da quaresma.
Dom Reginaldo enfatizou que temos realidades de fome e a Igreja no Brasil, reconhecendo que a questão alimentar do ponto de vista da carência e da qualidade nutricional é importante, sempre tem tratado essa temática e que o propósito desta campanha é urgente, para garantir que os seres humanos vivam com dignidade.
“Que esta campanha nos sensibilize e nos inspire iniciativas e ações sobretudo comunitárias para superar aquilo que está gerando fome em nossa sociedade. Não basta darmos assistência a quem passa fome, é necessário resolver os problemas pelas causas, que são estruturais e econômicas”, concluiu.

ORIENTAÇÃO
A Comissão de Subsídios da diocese preparou um livreto para os grupos de famílias e quarteirões, com quatro encontros, celebração e a via-sacra, para poderem refletir, orar e dedicar ações comuns guiados pelo tema da campanha.
Lançada em 1964, a Campanha da Fraternidade trata do tema fome pela terceira vez, sendo uma das razões o fato de o Brasil ter reingressado no Mapa da Fome da ONU. O lançamento diocesano ocorreu em sintonia com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que abriu oficialmente, na manhã desta quarta-feira, a Campanha da Fraternidade 2023.
A partir do tema, a Campanha da Fraternidade deste ano busca chamar a atenção para a realidade de mais de 33 milhões de pessoas que estão em situação de fome no país, segundo a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.

Oração da Campanha da Fraternidade deste ano foi lida logo na abertura do lançamento em Jales
O bispo, Dom Reginaldo Andrietta destacou a importância da mobilização das comunidades contra a fome

Comments are closed.