No mês de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB 63ª Subseção de Jales realizaram na manhã da terça-feira, dia 20, na Câmara Municipal, o lançamento da Cartilha da Pessoa Idosa com o objetivo de auxiliar os idosos a compreenderem os seus direitos e de se prevenirem contra a violência. O evento também contou com a palestra do médico geriatra José Joel Galbiatti Junior.
A Cartilha da Pessoa Idosa disponibiliza informações relevantes sobre quem é a pessoa idosa, por que ela fica vulnerável, os direitos dos idosos na saúde, no transporte coletivo, no acesso à cultura, entre outros, como também os tipos de violência (física, psicológica, sexual, financeira/patrimonial, abandono/negligência e autonegligência). O informativo também destaca como solicitar ajuda da Delegacia de Polícia, da OAB, Ministério Público, Disque 100 e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS.
De acordo com informações disponibilizadas na cartilha, o CREAS é equipamento de referência da Política de Assistência Social que atende famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, por violação de direitos, sendo um deles a oferta de atendimento à pessoa idosa em situação de violência, que se fundamenta no respeito à heterogeneidade, potencialidades, valores, crenças e identidades das famílias. Um serviço que se articula com as atividades e atenções prestadas às famílias nos demais serviços sócio assistenciais, nas diversas políticas públicas e com os demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos.
Durante a cerimônia de abertura, a vice-prefeita Marynilda Cavenaghi parabenizou a elaboração da cartilha e ressaltou importantes ações do governo municipal voltadas ao público da melhor idade. A coordenadora do CREAS, Meire Kelly de Souza dos Santos agradeceu a parceria com a OAB de Jales que possibilitou a criação do informativo, voltado aos idosos, que será disponibilizado em unidades de saúde e pontos estratégicos de fácil acesso ao público idoso. O presidente da OAB de Jales, Ricardo Hentz Ramos, elogiou o trabalho e empenho das equipes do CREAS e da OAB que elaboraram uma cartilha totalmente didática, sobre os direitos do idoso, entre outros assuntos, e falou do cuidado, acolhimento e respeito que as pessoas idosas merecem.

