Luiz Ramires
A engenheira agrônoma Neli Meneghini Nogueira foi homenageada pela Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (AEASP) com a Medalha Fernando Costa em solenidade realizada no dia 21 de junho, no auditório do CREA-SP, pela sua contribuição para com o cooperativismo.
A homenageada destacou que o evento foi um momento importante como forma de reconhecer o trabalho realizado pelos profissionais que contribuem para o desenvolvimento da agronomia.
Os homenageados, em suas respectivas áreas são selecionados pela Associação entre os indicados pelos engenheiros agrônomos associados, instituições de ensino e entidades ligadas ao setor agronômico. Neli foi indicada pela Associação dos Engenheiros da Região de Jales pelos seus mais de 40 anos de serviços relevantes prestados na sua área. É uma homenagem mais do que justa para quem tanto tem se dedicado a um segmento tão importante da agronomia, como destacou o presidente da AERJ, Jamil Athie Júnior. A Associação foi representada na solenidade pelo engenheiro eletricista Antônio José da Cruz.
O PRÊMIO
As homenagens são concedidas durante a tradicional solenidade Deusa Ceres (símbolo da agricultura), que pode ser em diferentes épocas do ano. Além do cooperativismo, a Medalha Fernando Costa é concedida para personalidades que se destacaram no ano anterior nas áreas de ação ambiental, assistência técnica e extensão rural, defesa agropecuária, ensino, iniciativa privada e pesquisa. Também é homenageado o engenheiro agrônomo do ano e o engenheiro agrônomo da paz e concedidas as medalhas Joaquim Eugênio de Lima e destaque empresa do agronegócio.
A AEASP se destaca como entidade com firme atuação na defesa dos interesses da sociedade e dos profissionais de agronomia. Entre suas lutas, a entidade cita o receituário agronômico, salário mínimo profissional, equiparação salarial no serviço público estadual, criação da carreira do extensionista e acesso à carreira de pesquisador, além da interiorização com unidades regionais.

