A vereadora Carol Amador (MDB), em requerimento, questionou a Prefeitura de Jales sobre a poda drástica de árvores na cidade e se o Executivo pode realizar campanhas de conscientização de podas irregulares.
De acordo com Carol, as podas causam prejuízos à natureza e oferecem risco de acidentes àqueles que fazem o serviço. “A poda drástica de árvores, que estão localizadas em calçadas ou fora de lotes, é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais (nº 9605/98)”, diz o requerimento.
A vereadora ainda explicou que muitas pessoas fazem poda drástica e, talvez, fosse necessário um trabalho de conscientização da população. “As árvores que apresentam perigo têm que ser removidas e plantadas outras no local. Eu vejo que é algo que tem incomodado a população”, disse Carol.
O vereador Hilton Marques (PT) apoiou a propositura. “A gente tem que criar essa conscientização. É legal passar a mensagem do que é irregular, de passar o que pode ser feito ou não”.
O requerimento foi enviado à Prefeitura, que tem até 15 dias úteis para encaminhar a resposta. A assessoria de comunicação da Câmara Municipal de Jales informa que todos os requerimentos e respostas ficam disponíveis ao público no site www.jales.sp.leg.br.