- Luiz Ramires
Uma das formas eficientes de controlar pragas e doenças nas plantas sem uso de agrotóxicos são as caldas orgânicas. Uma oficina para ensinar agricultores a preparar esse produto foi realizada na propriedade rural de Paulo Silvério, em Pontalinda, por alunos do segundo módulo do curso Técnico em Agroecologia da ETEC de Jales com orientação dos os professores engenheiro agrônomo Nilton Marques e a médica veterinária Karina Paz Landim.
Também participaram o assistente agropecuário engenheiro agrônomo Alessandro Nunes Ferreira (Casa da Agricultura de Pontalinda/CATI) e o Diretor da Divisão de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente daquele município, Lucas Fim Torres, em uma parceria entre a ETEC, Prefeitura e Casa da Agricultura.
Foram preparadas diversas caldas como a “Calda de Pimenta do Reino, Babosa, Detergente Neutro e Álcool ou Cachaça”, cuja função é o controle de pragas, como pulgões, ácaros e cochonilhas em hortaliças, frutíferas, cereais, flores, plantas ornamentais, tomate, pimentão, batata, berinjela e jiló.
COMO FAZER
O preparo foi realizado de modo simples e orientado pelos alunos para não usar em pulverizações nas horas mais quentes do dia. Explicaram também que a calda tem uma carência de cinco dias entre a aplicação e colheita.
Para o preparo foram usados 30 gramas de pimenta do reino moída, uma folha grande de babosa, 300 ml de álcool ou cachaça e um vidro de 500 ml de detergente neutro. A folha de babosa e o álcool foram colocados no liquidificador. Depois de batido foi acrescentado detergente neutro e batido mais um pouco. Foi recomendado o armazenamento por pelo menos 48 horas antes de aplicar. Os alunos orientaram que para aplicar deve-se colocar 200 ml da calda em 20 litros de água e pulverizar. Também alertaram sobre a necessidade de coar a calda antes de colocar no pulverizador.
A oficina teve a participação dos alunos Cristiane Lika Ogaya, Eduarda Mendes Morais, Fernanda Mendes Morais, Gabriel Ferreira Freres, Higor Goulart Marques, Jose Gabriel de Socorro, Karla Medeiros, Maicon Douglas Freitas de Paula, Natália Raíssa de Oliveira Gonçalves, Solange da Silva e Wellington Barboza da Silva.