O câncer é uma das principais causas de morte e uma barreira importante para o aumento da expectativa de vida em todos os países do mundo. De acordo com estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019, o câncer é a primeira ou segunda principal causa de morte antes dos 70 anos em 112 de 183 países. ‘As estimativas de novos casos no mundo em 2020 foi de 19.292.789 (Dados da OMS). Sendo os tipos de câncer mais incidente nos homens 1-Pulmão 2-Próstata 3- Colorretal. Já nas mulheres os mais incidentes são :1-Mama 2-Colorretal 3-Pulmão.
Para o Brasil, a estimativa para o triênio de 2023 a 2025 aponta que ocorrerão 704 mil casos novos de câncer (Segundo Instituto Nacional de Câncer -INCA). Sendo os tumores de maior incidência, exceto pele não melanoma, são :Nos homens 1-Próstata 2-Coloretal 3-Pulmão e nas Mulheres 1-Mama 2-Colorretal 3-Colo do Útero (INCA)
“Nós acreditamos que estas causas são multifatoriais, em parte temos declínio da taxa de mortalidade por acidente vascular cerebral e doença coronariana e também pelo envelhecimento e o crescimento da população muitos dos quais estão associados ao desenvolvimento socioeconômico (IDH)” explica Dr.Hamilton.
“Há também fatores de risco que podem aumentar as chances de uma pessoa desenvolver câncer que incluem: a exposição a produtos químicos ou outras substâncias (vírus, álcool, bactérias, tabaco, radiação pelo sol e por aparelhos de diagnósticos como Rx, poluição) bem como certos comportamentos. São denominados de câncer esporádicos (desenvolvidos ao longo da vida) e que correspondem a cerca de 90% dos casos “ complementa Dr.Zúniga.
Temos que considerar, também, a hereditariedade (Corresponde até 10 % dos casos) explica o oncologista
O câncer em si não pode ser transmitido de pais para filhos. E as alterações genéticas nas células tumorais não podem ser transmitidas. Mas uma alteração genética que aumenta o risco de câncer pode ser transmitida ( herdada ) se estiver presente no óvulo ou no espermatozoide de um dos pais.
É por isso que o câncer às vezes parece ocorrer em famílias. Até 10% de todos os cânceres podem ser causados por alterações genéticas hereditárias.
Herdar uma alteração genética relacionada ao câncer não significa que você definitivamente terá câncer. Isso significa que o risco de contrair câncer é aumentado.
Por fim, temos sempre que falar sobre prevenção do câncer. Que é a ação tomada para diminuir o risco de contrair câncer. Isso pode incluir manter um estilo de vida saudável, evitar a exposição a substâncias causadoras de câncer conhecidas e tomar medicamentos ou vacinas que podem prevenir o desenvolvimento do câncer.

Quem é Dr. Hamilton Zúniga
Médico Titular Departamento de Oncologia Clínica do Hospital de Câncer de Barretos/Unidade de Jales (Novembro/2013-Julho/2016).
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Oncologia Clinica e Sociedade Brasileira de Cancerologia (2013).
Médico membro da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH).
Médico Oncologista Clínico Assistente do Instituto de Câncer (ICA) do Hospital de Base de São José de Rio Preto -HB/FUNFARME (Janeiro 2017-Dezembro 2017).
Oncologista Clínico e diretor Técnico do Instituto de Cancerologia em Votuporanga.
Mestrando em Oncologia pelo A.C. Camargo.

  • O Instituto de Cancerologia de Votuporanga, dirigido pelo Dr. Hamilton Zúniga, instalará unidade na Clínica de Ortopedia e Especialidades,localizada na Rua 14, n°2065, a partir do dia 5 de maio

Comments are closed.