Um estudo elaborado desde o ano passado colocou Jales entre os 10 primeiros municípios do Estado a contar com um Plano Municipal de Adaptação e Resiliência Climática. Técnicos e técnicas participaram de capacitações para a elaboração do documento que visa fazer frente aos efeitos das mudanças climáticas no município.
A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), coordenadora do projeto em parceria com a Cooperação Brasil Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da agência de cooperação técnica GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), está apresentando a experiência e aprendizados com o desenvolvimento dos trabalhos na COP27 (Conferência das Partes), que ocorre no Egito.
Para dezembro, está programado um evento com a participação dos municípios de apresentação e perspectivas na sede da SIMA. Além de Jales, Gabriel Monteiro, Francisco Morato, Americana, Guarulhos, São José do Rio Preto, Iguape, Registro, Rosana e Ubatuba, também concluíram seus Planos que trazem os principais riscos climáticos a serem enfrentados no município.
CONJUNTO DE DADOS
Para a execução do trabalho foi disponibilizado todo um conjunto de dados georreferenciados da Rede ZEE (Zoneamento Ecológico Econômico) do Estado de São Paulo e o AVA (Ambiente Virtual de Avaliação) como ferramenta de visualizar e avaliar os dados. Os treinamentos e as capacitações foram ministrados pelo Instituto Imaflora e a empresa GE21 Geociências.
O Governo do Estado de São Paulo está participando da COP27 (Conferência das Partes) em Sharm El Sheikh, no Egito. Dentre outros projetos, a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), coordenada pela Organização das Nações Unidas (ONU), recebe a apresentação sobre o Projeto Municípios Paulistas Resilientes –PMPR, uma iniciativa da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) em parceria com a GIZ que mostra a experiência e os resultados na elaboração dos 10 Planos Municipais de Adaptação e Resiliência Climática.

Comments are closed.