A arte de ensinar acontece nas tantas vezes em que o professor desenha janelas onde há muros. Essa frase resume perfeitamente o trabalho de Juliano Ferreira, jalesense radicado em Naviraí (MS) e que se dedica a ensinar artes.
O professor tem se destacado com um lindo trabalho na rede municipal de ensino da cidade ao pintar murais no CIEI Azená Ricco de Freitas. Juliano faz o trabalho nos intervalos das atividades, e prioriza atividades visuais que estimulem a participação e o aprendizado dos alunos.
“A música e as artes visuais andam lado a lado, por isso gosto de estar ouvindo músicas para buscar a inspiração necessária”, diz Juliano que, para buscar inspiração, ouve músicas clássicas e eruditas enquanto realiza as pinturas.
Através dos murais, o professor acredita que, tanto ele, quanto os alunos, podem expressar a imaginação de forma lúdica, além de explorar diferentes técnicas e materiais. Os estudantes são incentivados a participar do processo criativo para que sejam integrados a um ambiente colaborativo.
O trabalho do jalesense foi destacado pela diretora da escola. “Sua paixão pela arte transparece em cada pincelada cuidadosa e vibrante, enchendo o ambiente com cores e vida com a criação de um ambiente estimulante e inspirador para todos”, elogiou.
Além de contribuir para a formação cultural e social dos alunos, o trabalho do professor Juliano tem o cuidado com a natureza, já que ele utiliza em sua pintura apenas tintas à base d’água, que não poluem. Para que ele possa fazer os desenhos, a prefeitura de Naviraí pinta o muro de branco, servindo assim de tela para as obras.

Comments are closed.