O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) divulgou levantamento realizado nos sete primeiros meses deste ano que mostrou aumento de 52% no total de motoristas que regularizaram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Entre janeiro e julho de 2023, 2,8 milhões de habilitações foram renovadas contra 1,8 milhão nos sete primeiros meses de 2022. Considerando os doze meses de 2022, 3,1 milhões de CNHs foram regularizadas.
O Detran-SP também alcançou o maior percentual de renovações de CNHs totalmente automatizadas de sua história, processando 90,57% dos pedidos sem intervenção humana e com emissão eletrônica do documento em até 30 minutos.
O restante dos casos ainda precisa de intervenção humana para a realização de conferência de dados, combate a tentativas de fraude, checagem da biometria e da documentação apresentada. Nesses casos, o processamento da renovação pode levar até três dias úteis.
Uma novidade apresentada pelo Detran-SP foi a liberação da renovação antecipada da CNH a qualquer tempo. Assim, o motorista não ficará limitado à regularização do documento com antecedência mínima de trinta dias em relação ao seu vencimento.
Esse processo poderá ser feito de maneira presencial, apenas nos postos de atendimento do órgão. Para quem quiser fazer a renovação pelos canais digitais da autarquia, o serviço só estará liberado no mês de setembro.

Comments are closed.