A campanha Pare o Tsunami de Plástico, lançada na última terça-feira (15), no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, foi abraçada por um sentimento de urgência tanto pelas autoridades dos poderes Executivo e Legislativo quanto por representantes de diversos segmentos do terceiro setor.
Além do lançamento da ação, organizada por mais de 60 organizações da sociedade civil, o dia também teve a abertura da petição online em apoio ao Projeto de Lei (PL) 2524/2022, que visa a mobilização da sociedade brasileira pela redução da produção excessiva de plástico descartável.
Autoridades como a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, anunciaram apoio ao PL e se comprometeram com medidas que farão com que essa proposta, que já está em tramitação no Senado, avance no Congresso e se torne lei, alinhando o país ao combate global contra a segunda maior ameaça ambiental ao planeta, segundo declara a Organização das Nações Unidas (ONU).
“Se o microplástico já chegou ao coração humano e se as evidências mostram que os oceanos não suportam mais receber esse tipo de resíduo poluente, precisamos de imediato apoiar a aprovação desse Projeto de Lei que, especialmente, chega às instâncias do Poder Público trazido pelas mãos da sociedade civil”, apontou a ministra Marina Silva.
Já o senador Rodrigo Pacheco reiterou o compromisso em tratar os temas ambientais com a responsabilidade que eles merecem. “Temos que ter um olhar minucioso sobre as propostas que tornam as atividades econômicas mais sustentáveis e, assim, combatermos a poluição dos nossos oceanos e dos biomas de maneira geral”, destacou.
Além de representantes das organizações que assinam a campanha, integrantes de diversos segmentos também estiveram no lançamento da campanha em Brasília.

Comments are closed.