Por Giana Rodrigues


Inaugurado há 12 anos no dia 10 de junho de 2010, o Hospital de Amor de Jales – Unidade III de Barretos concluiu o ano passado com a marca de 123 mil atendimentos e 266 mil procedimentos realizados gratuitamente, 100% aos pacientes do SUS – Sistema Único de Saúde.
Ter um tratamento de excelência, acolhimento no sentido mais amplo da palavra e ainda não precisar pagar por isso pode ser considerado um privilégio. Porém, a alta demanda ainda faz com que cerca de 40% dos diagnosticados com câncer aguardem em uma fila, e é por isso que a unidade do Hospital de Amor de Jales quer aumentar de 21 para 31 leitos a ala da enfermaria e ampliar sua capacidade de atendimentos.
Atualmente, a unidade de Jales tem uma média de espera de 6 meses para a primeira consulta em diversas especialidades e uma fila de aproximadamente 40 dias para os pacientes encaminhados pela Diretoria Regional de Saúde, que possui 60% das vagas devido ao contrato firmado com o estado do São Paulo.
Mais leitos de enfermaria poderiam diminuir este tempo de espera e é por esse objetivo que a atual gestão do gerente administrativo Arthur Bernardes tem trabalhado.

VOLUNTARIADO
Fundada há 18 anos em Jales, a AVCC – Associação dos Voluntários Contra o Câncer é linha de frente nas campanhas com renda revertida para o hospital. Atualmente presidida pela professora aposentada Maria Aparecida Iglesias Freitas, a Cidinha Iglesias, ex-paciente do Hospital de Barretos, a AVCC lançou neste mês de agosto a campanha “Do Tostão ao Milhão”, da qual farão parte diversas ações nos próximos 15 meses: “as pessoas podem participar de qualquer campanha com qualquer quantia, o importante é contribuírem para essa meta tão importante que é a ampliação dos leitos”, garante Cidinha.
O diretor administrativo do HA, Arthur Bernardes, vem enfatizando em entrevistas e conversas de bastidores, a necessidade de ainda mais aproximação da população com o hospital: “temos visto os resultados maravilhosos das campanhas lideradas pela AVCC e cada vez mais queremos que a população abrace o Hospital de Amor de Jales como sendo um importante centro de tratamento que além disso, movimenta a economia da cidade e a eleva cada vez mais ao status de centro de região”, declara Arthur.
Em paralelo à arrecadação de doações em dinheiro, a AVCC lançou o “Desapego por Hamor 2” que irá arrecadar roupas novas e semi-novas para serem vendidas num desfile no dia 1 de outubro, no Sato Buffet. Como informou o JJ na semana passada, o projeto está em sua segunda edição e pretende superar a arrecadação do ano passado que foi de R$ 22 mil.
Este ano a organização decidiu ampliar para peças de roupa masculinas e infantis também, além das femininas. Os pontos de arrecadação estão espalhados pela cidade em lojas e clínicas, e demais informações estão sendo atualizadas diariamente através do Instagram @desapegoporhamor.
Roupas que não serão expostas no desfile ou que não foram vendidas lá irão para o bazar permanente da AVCC: “Estamos finalizando uma grande reforma no prédio da AVCC que fica no Hospital e lá continuaremos com um bazar onde qualquer pessoa pode comprar roupas, calçados e artesanatos”, complementa Cidinha.
Este espaço funciona também como um centro de convivência para pacientes que moram na casa de apoio anexa ao hospital ou que viajam de longe em ambulâncias passando o dia todo em consultas e atendimentos, e podem encontrar ali um momento de passatempo e distração, além do acolhimento que voluntários da AVCC proporcionam.
Além de todas as ações apontadas, a instituição tem um número de PIX para doações diretamente na conta corrente que é o CNPJ 07.509.380/0001-33 e todo o valor arrecadado é sempre direcionado para necessidades do Hospital de Amor de Jales.

Cidinha Iglesias Freitas, presidente da AVCC com Arthur Bernardes, diretor administrativo do HA
O HA – Unidade III de Barretos concluiu o ano passado com a marca de 123 mil atendimentos e 266 mil procedimentos realizados gratuitamente, 100% aos pacientes do SUS – Sistema Único de saúde

Comments are closed.