• Luiz Ramires

Ajudar o próximo praticando a caridade, visitando os enfermos, apoiando os necessitados, contribuindo para superar os dramas dos carentes, ouvindo os aflitos ou deprimidos. Estas são, basicamente, as funções dos vicentinos, nome dado aos integrantes da Sociedade São Vicente de Paulo, da Igreja Católica, que comemorou seus 50 anos de atividades em Jales, com uma missa celebrada no dia 11 de março, sexta-feira, às 19h30, pelo padre Júnior Lucato, administrador da Catedral.
Durante a celebração, Nilson Alves, único dos fundadores atuantes até hoje, leu uma mensagem destacando os nomes dos integrantes da primeira conferência da Sociedade: Pedro Ramires Gimenez, João Guizzo, Pedro de Senzi, Mário Campos, Santo Zanini, Alberto Antônio Viotto, todos já falecidos, além dele próprio e de João Bercelli.
A Sociedade, como lembrou Nilson, foi fundada em Paris por sete jovens universitários católicos, no dia 22 de abril de 1.833 e atualmente está implantada em 123 países. Em Jales, ela foi fundada em 11 de março, pelos oito do grupo citado acima que integravam a Paróquia da Catedral Nossa Senhora da Assunção, quando o bispo era D. Luiz Eugênio Perez e vigário o padre Pedro Carlos Avgnolo.
Desta primeira, como destacou Nilson, nasceram as demais conferências, sempre tendo como trabalho principal o atendimento às famílias carentes, fazendo com que elas se sintam acolhidas e valorizadas, mostrando, através do Evangelho, o caminho da salvação.

TRABALHO CONTÍNUO
Alício Frassato, que durante vários anos foi presidente do Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo, mantido pelos vicentinos, onde atuou por 45 anos ininterruptos e membro atuante da SSVP, onde também foi presidente várias vezes, disse que o trabalho dos vicentinos não para, rezando juntos, visitando as famílias, incentivando para que não desanimem diante das doenças e dificuldades.
A história dos vicentinos, segundo ele, se resume na atuação de seus integrantes, desde a sua fundação, sem nunca esmorecer, mesmo diante das dificuldades enfrentadas nessa caminhada.

Foto do Jubileu de Prata da Sociedade; a cadeira vazia foi uma homenagem a Pedro Ramires Gimenez, um dos principais incentivadores das ações da entidade // Arquivo Vicentinos
Os integrantes da Sociedade São Vicente de Paulo subiram ao altar durante a missa em comemoração aos 50 anos da entidade em Jales// Fotos: Luiz Ramires
Nilson Alves, único dos fundadores ainda atuante na Sociedade leu um histórico da entidade desde a sua primeira conferência, destacando os pioneiros
Os membros da SSVP foram aplaudidos de pé pelo público durante a missa na Catedral
pelo trabalho de assistência desenvolvido em favor dos menos favorecidos

Comments are closed.