• Luiz Ramires

A Festa do Peão deste ano deverá ser realizada no mesmo endereço da anterior, na Avenida Paulo Marcondes, 1171, em data ainda a ser confirmada, entre os dias 10 e 25 de abril, conforme informação da Kalli Produções e Eventos, empresa vencedora da disputa.
O secretário de Comunicação Social da Prefeitura, Douglas Zílio, informou que a empresa vai confirmar a data exata depois que conseguir agendar as apresentações dos artistas e resolver outros detalhes.
De acordo com informação da Secretaria de Comunicação, participaram da abertura dos envelopes, na última quarta-feira, dia 15 de março, a presidente da Comissão de Licitação, Kelly Fernandes Fuentes, os membros da Comissão, Adriana Carla Infante, Carla Fontana e Jaqueline Landim Ferreira, o diretor de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, Marcos Seixas, que representou o secretário Carlos Roberto Altimari, e o secretário de Comunicação Social, Douglas Zílio.
A presidente da Comissão de Licitação informou que foram abertos apenas os envelopes da empresa Kalli Produções e Eventos, já que a outra empresa que havia sido habilitada, a Brito Produções, Locações e Montagens, apresentou desistência na sexta-feira, dia 10, alegando que venceu processo licitatório e vai realizar um grande evento em Franca-SP no mês de maio, o que a impossibilitaria realizar dois grandes eventos em um curto espaço de tempo.

Prefeito acusa ex-prefeitos de tentarem boicotar a festa

Em entrevista no programa Antena Ligada de quarta-feira, dia 15 de março, o prefeito Luis Henrique Moreira chegou a acusar prefeitos anteriores, sem citar nomes, de tentarem, através de vereadores, boicotar a festa, inclusive com tentativa, no Tribunal de Contas do Estado de impedir o evento, mas isso, segundo ele, não vai acontecer. O prefeito disse que não é verdade que faltam recursos para a festa.

O prefeito disse que na atual administração, desde 2021, tudo é feito com honestidade e transparência e por isso sobra dinheiro para fazer a festa, sendo que em 2022, o superávit foi de R$ 14 milhões, o que não acontecia em administrações anteriores e que neste primeiro trimestre esse valor já chega a R$ 3 milhões.

Também destacou que o remanejamento de verbas da saúde e da educação para fazer a festa é normal, desde que não sejam desobedecidos os limites constitucionais. Para a saúde, a obrigação do município é investir 15% do orçamento. Em 2021 foram gastos 23% e em 2022, foram 22%. Na educação, o compromisso é investir 25% e foram gastos 26% em 2021 e 27% em 2022.

O comércio e a população estão aguardando, segundo o prefeito porque desde 2011 não tem festa com os portões abertos, como acontece nas outras cidades da região, como Urânia, Paranapuã, Santa Fé do Sul, Santa Albertina e Fernandópolis.

O prefeito garantiu que mais de 80% da população é a favor da festa e sugeriu à rádio que faça uma pesquisa nesse sentido, pois se existem algumas pessoas contra, deve ser por razões políticas, seguindo orientações de alguns ex-prefeitos.

O prefeito reconhece que o prazo para a realização da festa é curto, mas espera que a empresa vencedora corra contra o tempo.

QUESTIONAMENTOS

Na última sessão ordinária da Câmara, na segunda-feira dia 13 de março, os vereadores de oposição voltaram a se manifestar, dizendo não serem contra a festa, mas que existem outras prioridades exigidas pela população, além do pouco tempo que resta para a realização do evento.

Na mesma sessão, foi aprovado um requerimento que havia sido encaminhado no dia 27 de fevereiro, um dia antes da primeira abertura dos envelopes das empresas concorrentes, questionando a data da realização da festa, os requisitos exigidos, o valor da licitação, se existia dinheiro público envolvido no evento, qual o valor estimado e o local onde a festa deverá ser realizada. (LR)

Prefeito Luis Henrique Moreira acusa ex-prefeitos de usarem vereadores para tentar impedir a festa // Crédito: Arquivo JJ

Comments are closed.