Grande prestígio, respeito e confiança junto à comunidade foram alguns adjetivos utilizados pelos vereadores Bismark Jun Iti Kuwakino e Bruno Henrique de Paula para lembrar os 51 anos de fundação do Jornal de Jales, através de mensagem de congratulações, aprovada por todos os integrantes da Casa, na sessão da última segunda-feira, dia 12 de dezembro.
Os vereadores citam o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, que destacou: “Uma imprensa livre dá às pessoas acesso à informação que precisam para tomar decisões críticas sobre suas vidas”.
O texto da mensagem, na íntegra é o seguinte:
O Jornal de Jales, fundado em 10 de outubro de 1971, ao completar cinquenta e um anos, reafirma-se, mais uma vez, como um veículo de comunicação que goza de grande prestígio, respeito e confiança junto à comunidade de Jales e região. E é importante considerar que esta credibilidade foi construída com a independência e liberdade que todo veículo de comunicação precisa para comunicar os fatos com fidelidade ao que acontece. A ONU, na voz do seu Secretário-Geral, Ban Ki-moon, destacou que “Uma imprensa livre dá às pessoas acesso à informação que precisam para tomar decisões críticas sobre suas vidas. Mantém líderes responsáveis, expõe a corrupção e promove transparência na tomada de decisões. Ela aumenta a consciência e oferece uma saída para diferentes vozes, especialmente àquelas que de outra forma não são ouvidas”. E é neste contexto que também se inscreve o Jornal de Jales, que comunica com liberdade os acontecimentos, dando voz aos diferentes agentes sociais, em respeito à diversidade de opiniões, o que ajuda a promover uma sociedade democrática e livre.
Em reconhecimento à importância do Jornal de Jales como um veículo de comunicação de grande prestígio, respeito e credibilidade, a Câmara Municipal de Jales manifesta suas CONGRATULAÇÕES e incentivo para a continuidade desse valoroso e indispensável trabalho em favor da informação e da liberdade de expressão tão bem orientado por seu diretor Deonel Rosa Júnior.