Na Tribuna Livre da Câmara, Prof. Dr. Evanivaldo Castro Silva Júnior falou sobre as conquistas da instituição de ensino profissionalizante
Em sessão da Câmara na última segunda-feira (11), o Prof. Dr. Evanivaldo Castro Silva Júnior, Diretor da Fatec “Prof. José Camargo” fez uso da Tribuna Livre para falar sobre as conquistas da instituição, que celebra 16 anos de fundação. O professor traçou um breve histórico da instituição pública de ensino superior, que representa não somente um braço do ensino profissionalizante do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, mas também um diferencial entre as cidades do noroeste do estado de São Paulo.
Evanivaldo destacou que a Fatec Jales é considerada jovem, mas já figura entre as melhores do país, recebendo nota 4 de 5 no IGB há dez anos, nota considerada de excelência e alcançada por apenas oito das 55 unidades avaliadas.
“São 16 anos de história com a formação de 944 profissionais do mais alto gabarito. Recebemos estudantes de todas as 23 cidades da microrregião de Jales, Fernandópolis, Ouroeste, Iturama (MG), Santa fé do Sul e Aparecida do Taboado (MS). Nossa missão é formar profissionais competentes capazes de atuar em mercado de trabalho em constante evolução de maneira eficaz com proposta inovadoras e princípios éticos. Nossa visão é ser referência em ensino público tecnológico em nossa área de atuação. Nossos valores são a excelência no ensino, responsabilidade social, inovação, ética e democracia”, declarou.
A Fatec Jales foi inaugurada em 10 de setembro de 2007, oferecendo curso superior em tecnologia em agronegócios. Desde então, mais cursos foram incluídos na grade e, para 2024, a ideia é trazer novidades para a cidade.
“Para 2024 estamos pleiteando a implantação de um novo curso em parceria com a Etec, o técnico em Administração e também o curso superior de Tecnologia em processos gerenciais”, explicou.
O professor também destacou a excelente estrutura física, com computadores e laboratórios de última geração, projeto que mantém compromisso da instituição com a excelência.
“Somos especialistas em melhorar vidas, promover o desenvolvimento e melhoria de gerações. Somos uma faculdade inclusiva em que pessoas de todas as idades, etnias, classes sociais, origens, formações, credos, gêneros, convivem pacificamente em um ambiente pluralista, democrático e universitário. Graças às inúmeras parcerias entre instituições públicas e privadas, a Fatec Jales vem construindo nosso propósito institucional de servir com maestria a população do Brasil com convicção de que podemos ajudar a transformar o mundo”, finalizou.
A Fatec é administrada pelo Centro Paula Souza, uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI). O Centro é hoje a maior instituição pública de ensino profissionalizante do Brasil e da América Latina e a quinta maior do mundo.
Câmara aprova moção de aplausos
Na mesma sessão, a Câmera aprovou uma moção de aplausos em homenagem à Fatec. A homenagem reconhece o trabalho da instituição e um estímulo para que os profissionais da instituição continuem desenvolvendo um trabalho de qualidade em benefício de Jales e região.
A Fatec de Jales oferece os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Agronegócio, Gestão Empresarial presencial e EAD e Sistemas para Internet. Também tem parceria com a ETEC-Jales no P-TECH e os estudantes recebem um diploma de ensino secundário, que é um diploma de associado reconhecido pela indústria.