Ensinar crianças sobre os benefícios e malefícios do sol, principalmente como se proteger para evitar envelhecimento precoce e câncer de pele, o tipo de câncer mais frequente no mundo. Este é o objetivo principal do aplicativo Sol do Bem, (https://vovomoleque.webflow.io/) que está sendo divulgado pelo professor doutor jalesense Renato Santos de Oliveira Filho, da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo).
Ele explica que este aplicativo é um serious game, onde a criança aprende se divertindo. O instrumento é mais um dos trabalhos desenvolvidos no Curso de Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Gestão Aplicadas à Regeneração Tecidual daquela universidade.
Existem vários tipos de câncer de pele e alguns deles apresentam alta morbidade e letalidade, como o melanoma cutâneo e o carcinoma de Merkel. O fator ambiental mais importante no surgimento da doença é a exposição à radiação ultravioleta emita pelo sol.
Renato também está divulgando o edital para inscrição no Curso de Mestrado Profissional para o ano 2023 que pode ser acessado pelo site: https://dcir.sites.unifesp.br/mp/. Este curso tem a duração de dois anos, com atividades presenciais uma vez por mês, na sexta-feira à noite e no sábado subsequente o dia todo. O aluno deve realizar uma videoconferência semanal com seu orientador.
Quem é
O professor doutor Renato Santos de Oliveira Filho, nasceu no Bairro das Perobas, em Jales, em 1960. É cirurgião oncológico e professor na Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, onde coordena o Setor de Melanoma e Tumores Cutâneos e o Curso de Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Gestão Aplicadas à Regeneração Tecidual da mesma universidade.