Luiz Ramires

A Diocese de Jales está empenhada em revitalizar os conselhos de segurança alimentar e nutricional que foram instalados em alguns municípios que estarão ajudando a criar os mesmos em todos os 45 que compõem o seu território.
A informação foi transmitida pelo bispo Dom Reginaldo Andrietta, ao apresentar a programação da 29ª Romaria Diocesana, que deverá ser realizada no dia 20 de agosto. Ele destacou que a mesma tem um significado histórico, sempre lembrando o momento em que estamos vivendo e seus desafios, como o tema deste ano “Cristo nos alimenta para a vida plena”, que é a temática da Campanha da Fraternidade.
A proposta é enfrentar o desafio de superação das condições extremas de pobreza que se repercute inclusive na segurança alimentar e nutricional de grande parte da população, ao mesmo tempo chamando a atenção para a urgência de se resolver a questão da fome em um país que produz tantos alimentos, como afirmou.

AVANÇO
“Assumimos que, tendo uma perspectiva cristã, pois Maria, que é venerada nesse momento, nos aponta para Cristo que nos alimenta para a vida plena, porque se Ele é pão vivo, descendo do céu veio para que tenhamos vida em abundância, a romaria procura vivenciar que unidos em Cristo, construindo relações mais fraternas e solidárias, podemos avançar nessa direção”, afirmou. O bispo lembrou que na oração do Pai Nosso pedimos o pão nosso para todos e não para cada um individualmente.
A romaria, segundo Dom Reginaldo, tem um significativo muito grande, ajudando a compreender que se trata de viver a caminhada histórica da diocese, não como indivíduos, mas procurando sua identidade cristã como povo de Deus.
Essa dimensão comunitária está presente como testemunho para uma sociedade que ainda não vive propriamente a dimensão da comunhão, da harmonia, do bom entendimento, da fraternidade e até da justiça. Assim, a romaria passa a ter também um significado para vida em sociedade, como disse.
Na apresentação da romaria também foi destacada, pelo padre Mário Faria, a caminhada de três dias que como nos anos anteriores parte de Rubinéia e vai se juntando aos integrantes de outras paróquias até chegar à Catedral de Jales, sendo que o ponto de encontro dos romeiros será, mais uma vez, na Igreja de Santo Expedito.

O padre Mário Faria falou sobre a peregrinação que parte de Rubinéia, até chegar a Jales
A programação da romaria foi feita para a imprensa e representantes do clero e irmãs da diocese
O bispo Dom Reginaldo Andrietta falou sobre a romaria e a fome como tema deste ano

Comments are closed.