Luiz Ramires
A vereadora Andrea Moreto (PODE) esteve em São José do Rio Preto com o deputado federal Luiz Carlos Motta (PL) que destinou R$ 200 mil de emenda parlamentar, já liberados, para reforma do Centro de Zoonoses de Jales, no local onde são acolhidos os animais abandonados ou vítimas de agressões ou acidentes.
Essa reforma já vinha sendo reivindicada há um bom tempo, como afirmou a vereadora, sendo que a equipe comandada pela secretária de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, Sandra Gigante, apresentou uma planta da ampliação da parte do fundo onde está instalado o Centro com as baias dos cães e gatos.
A vereadora também conversou com a secretária de Saúde, Nilva Gomes, confirmando a informação que poderia ser utilizado aquele espaço e a contrapartida para a realização da obra que tem um custo total previsto de R$ 370.000,00.
Ela disse que levou a proposta ao prefeito Luiz Henrique Moreira, inclusive com fotos do local e ele aceitou repassar o restante dos recursos, que também já foram liberados.
MAIS ESPAÇO
Com isso, basta aguardar a licitação para que possa ser feita a ampliação, dando mais conforto para os animais e melhoria das condições de trabalhos dos servidores do local, pois o projeto já está pronto, com tudo o que precisa ser feito. A vereadora lembrou que o espaço existente é amplo e nunca tinha sido utilizado.
Andrea destacou que não faz parte de grupos de proteção, mas percebe que ainda tem muito para ser feito, embora ao contrário de administrações anteriores, hoje não falta estrutura nem insumos para tratamento dos animais que são acolhidos.
A vereadora lembrou que também pediu placas de identificação, não só na porta do Centro de Zoonoses, mas na rua principal, na entrada da antiga Facip para orientar a população sobre a localização do mesmo.
MUITOS ANIMAIS
Andrea explicou que mesmo precariamente o Centro está funcionando, embora com pouco espaço que agora será resolvido de forma definitiva, para poder acolher mais animais que aumentaram muito, após a pandemia, pois antes não eram vistos tantos cães e gatos soltos pelas ruas e as pessoas envolvidas na proteção não estão conseguindo resolver a situação.
A vereadora também deixou claro que abandono ou maus tratos aos animais é crime e deve ser denunciado para que a polícia ou os fiscais possam tomar providências, podendo até levar o caso à Justiça, para o cumprimento das leis que já existem sobre o assunto.

