O livro “Imune: Uma Jornada ao Sistema Misterioso que Mantém Você Vivo” (tradução livre), de Philipp Dettmer, é o mais vendido nos Estados Unidos segundo a lista do jornal New York Times.
A revisão científica do livro foi feita pela jalesense Maristela Martins de Camargo, com robusto currículo nos meios acadêmicos (leia em box desta matéria).
Segundo a própria Maristela, trata-se de um livro de imunologia para leigos e que entrou na lista de best-sellers do maior jornal norte-americano.
“Através de analogias maravilhosas e um gênio para esclarecer ideias complexas, Immune é uma introdução verdadeiramente brilhante no vasto sistema do corpo humano para combater infecções e outras ameaças”, escreveu John Green, também no NYT, autor de “A Culpa é das Estrelas”.

Capa do livro que vem batendo recordes de vendas
nas livrarias dos Estados Unidos


SISTEMA IMUNOLÓGICO

No site www.amazon.com, é possível ler uma síntese do livro.
“Você acorda e sente uma coceira na garganta. Sua cabeça dói. Você fica levemente irritado enquanto prepara as crianças para a escola e se veste para o trabalho. Enquanto isso, uma guerra épica está sendo travada, logo abaixo de sua pele. Milhões estão lutando e morrendo para que você possa reclamar enquanto sai pela porta.
Mas a maioria de nós nunca para para perguntar: o que é nosso sistema imunológico?
Perdendo apenas para o cérebro humano em sua complexidade, é uma das facetas mais antigas e críticas da vida na Terra. Sem ele, você morreria em poucos dias. Em Immune, Philipp Dettmer, o cérebro por trás do canal de ciência mais popular do YouTube, leva os leitores a uma jornada pela fortaleza do corpo humano e suas defesas. Há uma batalha constante de escala impressionante acontecendo dentro
de nós, cheia de histórias de invasão, estratégia, derrota e nobre auto-sacrifício. Na verdade, no tempo em que você está lendo isso, seu sistema imunológico provavelmente identificou e erradicou uma célula cancerosa que começou a crescer em seu corpo.
Cada capítulo investiga um elemento do sistema imunológico, incluindo defesas como anticorpos e inflamação, bem como ameaças como bactérias, alergias e câncer, enquanto Dettmer revela por que impulsionar seu sistema imunológico é realmente absurdo, como os parasitas passam pelas defesas do seu corpo , como os vírus funcionam e o que acontece em suas feridas quando você se corta.
Animado por envolventes gráficos coloridos e descrições imersivas, Immune transforma um dos assuntos mais intrincados, interconectados e confusos – imunologia – em uma aventura emocionante por uma paisagem alienígena surpreendente. “Immune é um curso intensivo vital e extremamente divertido no que é indiscutivelmente, e cada vez mais, o sistema mais importante do corpo”.

O CURRÍCULO DE MARISTELA

Filha dos professores José Camargo, de saudosa memória, cujo nome foi dado à Fatec de Jales, e Eneida Martins Camargo, ambos com mais de 40 anos no magistério oficial em Jales , Maristela Martins de Camargo possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) com período sanduíche no Departamento de Bioquímica da University of Dundee (Escócia, 1997-1998). Atualmente é professora associada da Universidade de São Paulo (2001). Foi cientista associada do Howard Hughes Medical Institutes/Yale University (EUA), e tem experiência de pós-doutoramento nas instituições: Marine Biological Laboratory (EUA), National Institutes of Health (EUA) e Universität Würzburg (Alemanha). Foi professora visitante na Universidade de Uppsala (Suécia) em 2009. Organizadora dos cursos em convênio tripartite entre o Marine Biological Laboratory (E.U.A.), o Instituto de Ciências Biomédicas e a Universidade de São Paulo.

  • Fonte: Lattes em 23/06/2020

Comments are closed.