Nesta semana, Jales recebeu o Seminário Regional Família Acolhedora, que aconteceu no Teatro Municipal e na Câmara Municipal de Jales. O evento foi organizado pela Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS) de Fernandópolis em parceria com a Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Escola de Desenvolvimento Social (EDESP).
O evento reuniu diversas autoridades da região, como a vice-prefeita, Marynilda Cavenaghi e o coordenador estadual da CAS – Coordenadoria da Ação Social da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (SEDS), Itamar Paulo de Souza Junior. Também estiveram presentes membros do Conselho Tutelar, Conselho de Direitos, Organização não Governamentais, Ministério Público do Estado de São Paulo, trabalhadores da Rede Socioassistencial e do Sistema de Garantia de Direitos de 33 municípios da região.
Diversos assuntos foram desenvolvidos no seminário, todos em prol da criança e do adolescente. Rosana Cardoso, agente de Desenvolvimento Social, abordou a Contextualização do Serviço de Acolhimento na região da DRADS Fernandópolis. Já Lidiane Basso, coordenadora do CRAS de Cardoso, e Silvia R. Cavalini Azeredo Lem, Psicóloga do CRAS de Pontes Gestal, fizeram relatos sobre a importância do Seminário.
Na quarta-feira (11), a Câmara Municipal recebeu o Seminário. Neste dia, foi realizada uma abordagem técnica aos assistentes sociais e psicólogos dos 33 municípios participantes do evento interessados em implantar o serviço.
Pérola Maria Fonseca Cardoso, secretária de Desenvolvimento Social, destacou que o Programa Família Acolhedora oferece lar temporário para crianças ou adolescentes em situação de abandono ou afastados da família.
“Ficamos felizes em acolher este importante evento regional que teve a participação de excelentes profissionais, autoridades do poder judiciário, do Coordenador Estadual da CAS – Coordenadoria da Ação Social da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (SEDS), Itamar Paulo de Souza Junior e representantes de 33 municípios da nossa região para debater os desafios, avanços e experiências do programa. A troca de informações foi extremamente importante para a implantação do serviço que tem importante papel na vida das crianças e adolescentes que por algum motivo tiveram que ser afastadas do convívio familiar, mas que possuem seus direitos garantidos por lei e devem ser tratados com prioridade absoluta”, disse.

Participaram do evento membros do Conselho Tutelar, Conselho de Direitos, Organização não Governamentais, Ministério Público do Estado de São Paulo, trabalhadores da Rede
Socioassistencial e do Sistema de Garantia de Direitos de 33 municípios da região

Comments are closed.