Conforme noticiado no Jornal de Jales, as eleições para renovação da composição do Conselho Tutelar de Jales para o quadriênio 2024/2028 aconteceram no dia 1º de outubro. O pleito foi realizado na Escola Professora Elza Pirro Viana.
No total foram 2.629 votos, com cinco eleitores anulando seu voto e outros quatro que preferiram votar em branco.
Com cinco membros titulares e cinco suplentes, escolhidos pelo voto facultativo e secreto, foram reeleitos Marilene Bonadio Antunes, Sandra Emer Barros Pereira e Alexandre Aparecido de Oliveira, conhecido popularmente como Xandão. Roseli Aparecida Bracero Arantes e Hélio Takayoshi Takabayashi conseguiram suas primeiras eleições.
Os suplentes, que ficaram de sexto a décimo colocados na eleição foram: Domingos Aparecido Pedro, Silvana Ilda Ferrari Scatena, Dione Francislei Jodas da Silva, Josiel Britos da Silva e Paulo Henrique de Souza.
A vice-presidente da Comissão Eleitoral do Conselho Tutelar de Jales, Marisley Berceli Nascimento, informou que o pleito ocorreu de forma ordenada e que em comparação às últimas eleições, essa foi a que mais teve adesão.
O calendário segue com a posse dos eleitos, prevista para 10 de janeiro de 2024, e o mandato se estende até 9 de janeiro de 2028. A principal missão dos conselheiros tutelares é garantir que as crianças e adolescentes tenham todos os seus direitos respeitados.
Os conselheiros são considerados essenciais na proteção da infância e adolescência no Brasil, já que são responsáveis, por exemplo, por receber denúncias de situações de violência como negligência, maus-tratos e exploração sexual.
Os membros do Conselho serão remunerados pelo Poder Público Municipal, sem relação de emprego com a municipalidade, com remuneração mensal de R$ 2.647,85, além dos direitos trabalhistas e sociais instituídos pela Lei Municipal n. 3.948, de 15 de dezembro de 2011. De acordo com o edital, é vedada a acumulação do Cargo de Conselheiro Tutelar com outro cargo eletivo ou profissão remunerada, devendo o Conselheiro Tutelar manter dedicação exclusiva nesta função.