• Luiz Ramires


Apresentar aos alunos os três poderes que constituem a República, como os mesmos funcionam e a importância de cada um, em um contexto de discussão de sistemas políticos e de organização social, sendo que o republicano, como afirmou, é o que melhor representa os anseios da sociedade, pela participação popular.
Este foi o objetivo do professor de Geografia da Escola Rui Barbosa (Cooperativa Objetivo de Jales), Luís Rosalino ao levar os 36 alunos do 7º ano a visitarem a sede desses poderes, na manhã do dia 8 de maio (segunda-feira).
O professor disse que as pessoas podem discordar de posicionamentos dos ocupantes desses poderes, mas não questionar a existência dos mesmos, pois isso não deu certo em lugar nenhum. O importante é que os alunos valorizem a República, entendendo cada poder e suas atribuições.
Eles não foram recebidos na Prefeitura porque o prefeito Luis Henrique Moreira estava viajando e pediu para reagendar a visita, mas na Câmara estiveram com o vereador Rivelino Rodrigues e depois seguiram para o Fórum.


JUSTIÇA
No Fórum, eles foram recebidos pelo diretor da 2ª Vara Cível da Comarca Fabiano Grossi que falou sobre o funcionamento do Poder Judiciário, seguido da juíza Maria Paula Branquinho Pini que também participou. Depois os dois responderam a diversas indagações dos alunos reunidos no salão do júri. O diretor do Fórum, juiz Alexandre Yuri, da 2ª Vara Criminal, também esteve presente e conversou com participantes. Depois do encontro, Fabiano levou os alunos para conhecerem as dependências do prédio e o funcionamento de cada uma.
A juíza Maria Paula destacou em sua fala a importância da participação da mulher na Justiça, pois como afirmou ao Jornal de Jales, ainda existe o machismo instalado em todas as instituições públicas, mas ao mesmo tempo existe um movimento muito importante para prevalecer a igualdade, mostrando que as mulheres são capazes e as portas estão abertas para elas.
O importante também, segundo ajuíza, é mostrar para a juventude que não adianta só reclamar ou acreditar em fake news, pois as instituições existem e são extremamente sólidas e todos devem participar, para que se formem cidadãos capacitados e no caminho do bem. “Eu acredito muito nessa geração”, concluiu.


CIDADANIA
O diretor do Fórum destacou a importância da iniciativa do professor Rosalino para o desenvolvimento da cultura e da civilização, com a divisão dos poderes, necessária para a manutenção da ordem, resgatando a paz para que o Estado possa proporcionar o bem estar da população, com noção de cidadania.
Ele lembrou que os detentores dos três poderes têm que prestar contas e a população deve cobrar o que cada um está fazendo e esses alunos de agora podem mais tarde assumir algumas dessas funções. Também é importante resgatar a noção de nação e patriotismo para ter-se um sentido maior de coletividade, sabendo respeitar posicionamentos contrários, com diálogos entre as pessoas e os poderes, para que o país possa crescer. Essa semente deve ser plantada entre os alunos para que depois possa dar muitos frutos, como afirmou.

A juíza Maria Paula Branquinho Pini falou sobre o funcionamento da Justiça e a participação da mulher
Os alunos ouviram atentos as explicações e depois fizeram várias indagações sobre o Judiciário
A juíza Maria Paula Branquinho Pini com o professor Rosalino e o diretor do Fórum, juiz Alexandre Yuri
Depois das explicações foi oferecido um lanche aos alunos que participaram da visita

Comments are closed.